NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Membros da CTIL-G debatem metodologia da cobrança


Foto:


19-09-2017

Os membros da Câmara Técnica de Instrumentos Legais e de Gestão (CTIL-G) se reuniram na última quinta-feira, 14 de setembro, na sala de reuniões do Comitê Guandu-RJ, situada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O encontro promoveu debates de assuntos como a alteração da metodologia da cobrança e a minuta de resolução sobre o ProComitês.

A apresentação do programa ProComitês ficou por conta de Fátima Rocha, coordenadora de núcleo da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP). Segundo ela, o programa tem o objetivo de auxiliar financeiramente os Comitês de Bacia.

“O programa visa fortalecer os Comitês, já que muitos não possuem condições financeiras para atuar e precisam até mesmo de capacitação na área de recursos hídricos. A verba a ser recebida tem caráter complementar, portanto não substitui a arrecadação do FUNDRHI”, explicou.

Em seguida, Daiana Gelelete, especialista de recursos hídricos da AGEVAP, atualizou os membros da CTIL-G sobre o estudo da metodologia da cobrança. Ela lembrou que foi criado um grupo, o GEAC (Grupo de Estudos da Agevap para a Cobrança), para debater os levantamentos acerca do assunto com os demais especialistas da AGEVAP.

“Nos encontramos entre uma e duas vezes ao mês para discutir assuntos sobre a metodologia da cobrança. Todos os documentos e apontamentos que foram feitos nas Câmaras Técnicas estão sendo considerados pelo Grupo”, contou Daiana.

Além disso, piscicultura, mineração, saneamento, PCH’s, agropecuária e indústria foram apontados como os principais usos da água na região e Daiana apresentou as dificuldades encontradas na arrecadação em cada um desses setores.

A próxima reunião da CTIL-G está prevista para 5 de outubro.

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter