NOTÍCIAS  
   
 
 
 

22 de março: Dia Mundial da Água – Comitê Guandu-RJ participa do 8º Fórum Mundial da Água


Foto: Por 8º FORUM MUNDIAL DA ÁGUA


22-03-2018

Criado em 1993 pela Assembleia Geral da ONU, o Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março e tem como objetivo promover a divulgação e conscientização pública a respeito da conservação, preservação e proteção da água. E neste ano, o assunto está sendo amplamente discutido por autoridades, colegiados, pesquisadores e estudantes de quase 170 países, em Brasília, no 8º Fórum Mundial da Água - FMA.

O Fórum foi criado e organizado pelo Conselho Mundial da Água, e acontece a cada três anos. É considerado o maior evento global sobre o tema água. Por sua abrangência política, técnica e institucional, tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional. O Brasil foi o país eleito para sediar a oitava edição do Fórum, que traz o tema "Compartilhando Água". É a primeira vez que o evento acontece num país do hemisfério sul.

Em paralelo ao FMA, está acontecendo o Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, de 17 a 22 de março, que reúne organizações e movimentos sociais de todo o mundo. Neste serão debatidos temas como defesa pública e controle social das fontes de água, o acesso democrático à água, a luta contra as privatizações dos mananciais, as barragens e em defesa dos povos atingidos, serviços públicos de água e saneamento e as políticas públicas necessárias para o controle social do uso da água e preservação ambiental, que garanta o ciclo natural da água em todo o planeta.

O Comitê Guandu-RJ está presente nos dois Fóruns representado por alguns de seus membros e profissionais da secretaria executiva. A expectativa é de enriquecimento das discussões e ampliação do conhecimento técnico, social e político dos participantes.

Para o diretor geral do Comitê, Julio Cesar Antunes, “A participação no FMA e no FAMA é uma grande oportunidade para aprendermos como os diferentes países tratam a questão da água com relações a política, infraestrutura das cidades, economia, projetos/ programas, educação e das relações humanas. Além disso poderemos criar grandes oportunidades com as entidades, empresas, profissionais, estudantes e a sociedade civil como um todo que estão participando desses fóruns. Por isso, a comemoração do dia 22 de março de 2018 ficará marcada como um grande momento que o Estado do Rio de Janeiro e o Brasil poderá deixar um bom legado para a área de recursos hídricos.”

O FMA teve início no domingo (18), e a previsão é de que cerca de 45 mil pessoas passem por Brasília até sexta (23).

Acesse o link e assista à mensagem do diretor geral:
https://www.facebook.com/comiteguandu/videos/2043862645836631/

 
   
  Fotos relacionadas  
 
 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter