NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Comitê Guandu participa da I Semana do Meio Ambiente Faeterj - Paracambi


Foto:


06-06-2018

No dia 5 de junho, dia do Meio Ambiente, a Faeterj realizou o primeiro dia da I Semana do Meio Ambiente, na Fábrica do Conhecimento, em Paracambi. O Comitê Guandu apresentou aos visitantes, em seu stand, a sua atuação na gestão participativa e democrática dos recursos hídricos da Região Hidrográfica II, que abrange totalmente o município de Paracambi. A professora de controle de poluição de aguas, poluição atmosférica e gerencia de projetos e coordenadora de pesquisa e extensão, Janaina Vettorazzi, destaca a importância participação do Comitê para os discentes da faculdade: “A importância do Comitê Guandu é indiscutível por conta das questões hídricas. A nossa faculdade está instalada num município onde 100% do seu território está inserido numa área de proteção ambiental [APA Guandu] onde o Comitê atua nas discussões e projetos”, avaliou a professora que destacou ainda o engajamento da Faeterj na formação de profissionais que atuem essa área – “existe a preocupação em formar profissionais dos cursos de Gestão Ambiental e de Sistema da Informação focados em recursos hídricos, qualidade da água, projetos de reflorestamento”.

No ciclo de palestras, a abertura ficou por conta dos professores da Faeterj Paracambi. Representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paracambi também participaram ressaltando o Projeto Arboreto da Fábrica. Em seguida, o engenheiro João Costa Junior, representante da CEDAE, palestrou sobre a Assessoria de Gestão Ambiental (AGA). Na parte da tarde, o evento promoveu palestras sobre dificuldades e desafios da agricultura orgânica familiar, meio ambiente e controle de vetores e conflitos socioambientais no Rio de Janeiro.

A CEDAE distribuiu 200 mudas de ipê amarelo e rosa, ingá de metro, cajá-mirim e goiaba. A iniciativa faz parte do projeto Replantando Vida que tem o objetivo de estimular a educação e conscientização ambiental e recuperar áreas degradadas através do reflorestamento. A Companhia também exibiu, em miniatura, o esquema de tratamento de água.

A Semana do Meio Ambiente da Faeterj segue até 7 de junho. O destaque na programação de hoje é a palestra de Décio Tubbs, Diretor Executivo do Comitê Guandu, que discorre sobre o gerenciamento e uso racional dos recursos hídricos e os projetos do Comitê.

06/06/2018
COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3797 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
  Fotos relacionadas  
 
 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter