Comitê Guandu
     
  NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Comitê Guandu realiza reuniões de Câmaras Técnicas


Foto:


07-06-2018

O Comitê Guandu realizou na quinta-feira, 7 de junho, as reuniões das Câmaras Técnicas de Estudos Gerais e de Instrumento Legal. Coordenada por Franziska Huber (Faeterj – Paracambi), a reunião Câmara Técnica de Estudos Gerais (CTEG) teve como tema central o plano de comunicação, educação ambiental e de contingência para transportes de substâncias perigosas da DBO do Brasil, uma empresa de tratamento de efluentes sediada em Paracambi.

Durante a reunião, o Doutor em Engenharia de Materiais e Processos Químicos e professor do departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente da UERJ, Gandhi Giordano, representando a DBO do Brasil, fez uma apresentação da empresa e dos planos, mostrando aos membros da Câmara e convidados os cuidados adotados na prevenção de acidentes ambientais e tratamento de resíduos. Nessa oportunidade foi apresentado, entre outros procedimentos, a nanofiltração, uma técnica de filtração pós tratamento que retém substâncias nocivas da água e da areia, antes que sejam despejadas no Rio Ypê. Sobre os planos, segundo o Engenheiro, o foco é disseminar conhecimento para ações que visam a prevenção de problemas ambientais e de saúde, iniciar ações de educação ambiental com a população vizinha e estruturar um plano de ações em caso de acidentes com o transporte de substâncias que podem ser nocivas ao meio ambiente. Os membros fizeram vários questionamentos e cobranças, preocupados com a preservação ambiental dos corpos hídricos e com a população do entorno. Os encaminhamentos abordaram pontos como melhorias no acesso à empresa, que hoje é feito por uma estrada precária, com risco de deslizamento, a tradução do plano de comunicação em ações, uma maior transparência dos trabalhos da empresa com a população, controle dos odores e ainda a apresentação das análises de água feita periodicamente, para apreciação do Comitê Guandu e do INEA. A empresa se comprometeu a atender as demandas e solicitar soluções, no caso das melhorias da estrada.

Logo após, sob a Coordenação de Paulo de Tarso (Firjan), aconteceu a reunião da Câmara Técnica de Instrumentos Legais e de Gestão (CTIL-G). A reunião debateu as diretrizes para a criação de grupos de trabalho e discutiu a questão dos valores e a forma da cobrança pelo uso da água. Participaram das reuniões representantes da sociedade civil organizada, empresas, APA-Guandu e prefeituras.

A Câmara Técnica de Estudos Gerais tem como objetivo fazer estudos e análises de questões técnicas e ambientais que podem afetar os corpos hídricos da Bacia do Guandu. Já a Câmara de Instrumentos Legais, visa debater assuntos legais e de ordem administrativa do gerenciamento dos recursos hídricos.

As próximas reuniões das Câmaras Técnicas do Comitê Guandu vão acontecer no dia 5 de julho, na sala de reuniões do Comitê, que fica na Prefeitura Universitária da UFRRJ em Seropédica/RJ.

07/06/2018
COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3797 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
  Fotos relacionadas  
 
 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter