NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Eleições, Encob e projetos são debatidos na 2ª Reunião Plenária do Comitê Guandu-RJ


Foto: Comunicação Comitê Guandu-RJ

Diretoria, membros e convidados debatem os projetos e a gestão da Região Hidrográfica II


29-06-2018

O Comitê Guandu-RJ realizou na quinta-feira, dia 28, sua segunda reunião ordinária plenária de 2018. O encontro aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Seropédica/RJ e contou com a presença de diretores, membros e convidados dos segmentos da sociedade civil, usuários e poder público.

Além de vários temas relativos a gestão participativa dos recursos hídricos, a plenária aprovou a comissão eleitoral que irá elaborar o edital do processo para a composição do Comitê Guandu-RJ para o próximo biênio. O edital deverá ser aprovado na próxima plenária em agosto e o cronograma prevê outras ações como Fóruns com os segmentos (sociedade civil, usuários e poder público). A homologação do resultado das eleições deve ocorrer na última Plenária deste ano.

Outro tema debatido foi o 20º Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas, que acontece em agosto, em Florianópolis/SC. O Comitê decidiu levar ao evento nove representantes, sendo três de cada segmento. Além da representatividade, o objetivo será a troca de experiências, o aprendizado com ações positivas e o debate sobre as questões que envolvem água e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Em outro momento da plenária, Yara Valverde, da ONG Conservation International – Brasil, falou sobre o projeto Índice de Saúde da Água Doce na Região Hidrográfica do Guandu-RJ. A ideia é reunir dados das universidades, Comitê Guandu-RJ, especialistas em meio ambiente e órgãos dos Governos, para transformá-los em material de fácil leitura sobre a água, com indicadores para orientar o manejo, políticas, avaliações e ações cooperativas para cenários futuros. A ONG e o Comitê têm realizado oficinas com membros e interessados e o próximo encontro está previsto para agosto, em data a ser divulgada.

Outra boa notícia foi a divulgação da assinatura de contrato com a ONG Crescente Fértil, habilitada no edital para a expansão do PAF -Produtores de Água e Floresta, um projeto de PSA (pagamento por serviços ambientais) que tem ótimos resultados em Rio Claro/RJ e agora será levado a Sub-bacia Sacra Família, abrangendo os municípios de Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin e Vassouras/RJ. A meta é a conservação de mil hectares de florestas e a restauração de cinquenta hectares de áreas antrópicas. O informe foi apresentado por Gabriela Teixeira, Especialista em Recursos Hídricos da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).

A próxima Reunião Plenária Ordinária do Comitê Guandu-RJ será realizada no dia 9 de agosto.

 

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3797 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter