Comitê Guandu
     
  NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Produtores de Água e Floresta é apresentado às prefeituras da Sub Bacia da Sacra Família


Foto: Arte - Comunicação Comitê Guandu-RJ


27-07-2018

Secretários e representantes dos municípios de Mendes e Engenheiro Paulo de Frontin e Vassouras, estiveram na última segunda-feira (23) na sala de reuniões do Comitê Guandu-RJ, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica/RJ, para conhecer de perto o projeto Produtores de Água e Floresta (PAF). Julio Antunes- diretor geral do Comitê Guandu-RJ, André Marques - Diretor-Presidente da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), estavam ao lado de Mateus Ambrósio e Luis Felipe César, da ONG Crescente Fértil, executora do projeto, para explicar os ganhos socioambientais do PAF e a importância da participação das prefeituras para que o projeto tenha êxito. Nesse sentido, foram apresentados os aspectos legais, papel de cada entidade, cronograma e as etapas de implantação do PAF, bem como definidos pontos importantes para a implementação.

O PAF já é realizado em Rio Claro desde 2012 onde conta com a participação de 74 propriedades rurais nas sub-bacias do Alto Piraí, Médio Piraí e Represa de Ribeirão das Lajes. Por meio do projeto, os produtores têm sido responsáveis pela conservação de mais de quatro mil hectares de Floresta Atlântica e pela restauração de mais de quinhentos hectares. Além dos ganhos ambientais em escala e a conscientização dos moradores, o PAF compensa financeiramente o proprietário rural que comprovadamente promova a conservação e recuperação de remanescentes florestais, e consequentemente, colabore para proteção dos mananciais.

O PAF Sacra Família, nova fase do projeto, tem como meta a conservação de mil hectares de florestas e a restauração de cinquenta hectares de áreas antrópicas. Uma capacitação com os gestores municipais foi marcada para agosto.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3797 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter