NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Câmaras Técnicas debatem projetos e metodologia da cobrança


Foto: Antonio Mendes

Representante da FIRJAN exibe o Workshop de Gestão Hídrica na Indústria


14-09-2018

As reuniões de Câmaras Técnicas do mês de setembro aconteceram nesta quinta-feira (13), na Sala de Reuniões da Prefeitura Universitária da UFRRJ, em Seropédica/RJ. Dentre os itens de pauta da 7ª R.O da Câmara Técnica de Estudos Gerais (CTEG) foram apresentadas as atualizações do SIGA GUANDU, o Plano de Comunicação do Comitê Guandu-RJ e o projeto de Observatório da Bacia, além do andamento do Plano de Queimadas.

Andrei Olak, da empresa K2, apresentou as atualizações realizadas na plataforma SIGA GUANDU, Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim. Novos dados e mapas foram disponibilizados no site, como bases cartográficas, índice de qualidade da água, dados municipais, etc. com o objetivo de divulgar informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos. Para conferir, acesse.

Os projetos técnicos do Comitê Guandu-RJ foram expostos pela Caroline Lopes, especialista em Recursos Hídricos da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), secretaria executiva do Comitê, que salientou a importância da realização do Observatório da Bacia, um projeto que visa implementar estações pluviométricas e fluviométricas na RH II para coletar dados hidrometeorológicos e gerar informações essenciais para a gestão da Bacia e, por Antonio Mendes, Especialista em Comunicação da AGEVAP, que apresentou os conceitos do Plano de Comunicação, sua importância, etapas e quais os ganhos trará para o Comitê e consequentemente a gestão dos recursos hídricos.

Na parte da tarde, a 7ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Instrumentos Legais e de Gestão (CTIL-G) recebeu David Costa, especialista em recursos hídricos da AGEVAP, que apresentou as metodologias para a cobrança do uso da água dos setores indústria e mineração. Posteriormente, Jorge Perón, gerente de sustentabilidade da FIRJAN, falou em sua apresentação sobre o consumo de água em indústrias e maneiras alternativas de tornar esse uso mais consciente. Exemplos dessa proposta são as estações de dessalinização da água e o Projeto Aquapolo, que propõe reuso de água industrial e contribui para o desenvolvimento da gestão de recursos hídricos.

As próximas reuniões ordinárias das Câmaras Técnicas de Estudos Gerais e de Instrumentos Legais e de Gestão estão marcadas para o dia 4 de outubro.

 

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3797 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter