NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Comitê Guandu-RJ apoia e participa da IV JGEOTEC


Foto: Antonio Mendes de Souza Junior

Professor Ricardo Berbara, Reitor da UFRRJ, preside a mesa da abertura do evento que tem apoio do Comitê Guandu-RJ


08-11-2018

Hoje é o último dia da IV Jornada de Geotecnologias 2018 – IV JGEOTEC, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).  O evento, que tem apoio do Comitê Guandu-RJ, começou na segunda-feira e reúne alunos, pesquisadores, professores de várias universidades do estado do Rio, além de ambientalistas e interessados.

A abertura oficial aconteceu na tarde de terça-feira (6). A mesa foi presidida pelo Reitor da UFRRJ, professor Ricardo Berbara e contou com a presença da Pró reitora Adjunta de Pós Graduação da UFRRJ professora Lúcia Anjos; o Diretor do Instituto de Agronomia da UFRRJ, professor Alex Nummer; o Coordenador do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFRRJ, professor Clézio dos Santos e; o Responsável Geral da JGEOTEC, o professor do departamento de geociências Gustavo Mota.

O objetivo do evento, realizado pela UFRRJ, UFF, UFRJ e UERJ, é proporcionar a integração das pesquisas que vêm sendo realizadas nas universidades do estado do Rio de Janeiro, e ampliar as trocas de conhecimento produzidos no campo das geotecnologias.

Realizado pela primeira vez em 2011 na UFRJ e de lá para cá, cresceu em tamanho e importância. Na programação desta edição, que vai até amanhã, os inscritos participam de minicursos, palestras, mesas redondas, corrida de orientação – que agitou e lotou o campus, orientação de precisão e apresentação de estudos e projetos.

Um dos projetos temas da IV JGEOTEC foi o SIGA-GUANDU - Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim. Na quarta-feira (7), os participantes puderam conhecer, aprender e tirar dúvidas sobre o projeto do Comitê Guandu-RJ que reúne dados em uma plataforma online, simples e gratuita, e apresenta um conjunto de soluções que subsidiam o monitoramento e acompanhamento das estações hidrológicas e meteorológicas, além de informações sobre a situação qualitativa e quantitativa da água. A palestra ficou a cargo de Andrei Olak, da k2 Sistemas, desenvolvedor da plataforma. Dentro do tema Geotecnologia, Andrei mostrou aos estudantes, professores e pesquisadores a utilidade do SIGA-Guandu, que além das informações acerca dos recursos hídricos, dispõe de dados sobre o solo de toda Região Hidrográfica II (RH II), análise de informações com referência geográfica na RH II e ainda fornece shapes que podem ser baixados gratuitamente, sendo fonte para pesquisas, estudos e tomada de decisões.

A IV JGEOTEC termina no final da tarde de hoje (8), na UFRRJ em Seropedica/RJ. A programação está disponível em http://r1.ufrrj.br/jgeotec/ onde os interessados podem obter mais informações.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3797 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter