NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Estande dos Comitês de Bacia é destaque da Rio Water Week


Foto: Antonio Mendes

Julio Cesar Antunes foi palestrante no estande Os Rios e o Rio. O tema foi Governança Participativa na Gestão de Águas Entre Bacias.


29-11-2018

Mais de duas mil pessoas passaram pelo Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, durante os três dias da Rio Water Week. Realizado pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, o evento reuniu profissionais do Brasil e do mundo, comunidade acadêmica, empresas, ambientalistas e organizações para discutir a água, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: ODS 6 –  ÁGUA E ESGOTO PARA TODOS ATÉ 2030, distribuídos em nove temas, 20 Tópicos e 35 Sessões, que abordam políticas públicas e soluções tecnológicas.

O evento já ocorreu em outras partes do mundo, como Suécia e Cingapura, e pela primeira vez, chegou ao Brasil. Rosa Formiga, ex diretora do Inea e professora do departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente da UERJ, foi uma das palestrantes do evento. Ela falou sobre o importante papel dos Comitês de Bacia no planejamento, gestão e governança das águas: "a lei das águas constituiu peças fundamentais para a operacionalização das políticas que garantem a qualidade e quantidade de água e que mitigam acidentes e contingências, e nesse contexto, com vários atores como a ANA, INEA e órgãos municipais, os comitês são muito importantes pois abrem espaço decisório para sociedade, espaço que antes ficava somente nas mãos dos agentes públicos”, destacou. A doutora e pesquisadora da UERJ falou ainda do papel dos Comitês no planejamento: “Os planos de recursos hídricos, realizados democraticamente pelos comitês, são um norte para a gestão das águas, podendo definir as diretrizes para o uso racional e qualificado", explicou.

Os participantes puderam acompanhar palestras, roda de diálogos, Startups, cases e mesas redondas, que aconteciam simultaneamente em sete salas. Destaque no primeiro dia foi o Tema 2: Governança e Planejamento, no palco principal do evento, o tema foi debatido pelo sul africano Dhesigen Naidoo, líder cientista político e ativista para a mudança social. Como CEO, lidera desde 2011 a Water Research Commission (WRC), a Agência de água e saneamento da África do Sul que opera sob a bandeira de “Amandla Olwazi Kubantu” ou “Poder do Conhecimento para o Povo”. Outro participante dessa mesa foi Francisco Lahóz, Secretário Executivo e Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ. A mesa contou ainda com a participação de Julio Cesar Antunes, Diretor Geral do Comitê Guandu-RJ e Gerente de Operações da ETA Guandu. Os participantes relembraram o processo de evolução do abastecimento e saneamento desde 1934 e debateram formas e políticas para fortalecer o desenvolvimento sustentável e o acesso global a água potável e saneamento.

Julio Cesar Antunes destacou que a participação de Naidoo acrescentou muito aos participantes do evento, sendo ainda uma forma de introdução à gestão integrada da água, em escala mundial.

Outro grande destaque da Rio Water Week foi o estande “Os Rios e o Rio”, dos Comitês de Bacia do Estado do Rio, em parceria com a Secretaria Estadual de Ambiente e o INEA. Além de material sobre a política estadual de recursos hídricos e projetos que visam a melhoria da disponibilidade hídrica, os visitantes puderam participar de mesas de debates com os diretores dos Comitês do estado do Rio e profissionais como a Gerente de Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos do INEA Moema Acselrad, o Especialista em Geoprocessamento da ANA Marcus Fuckner e, o diretor presidente da Associação Pró Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) André Marques. Temas como gestão costeira, governança participativa, compatibilização de recursos hídricos e ocupação territorial, água e valor econômico, experiência das Agências de Água e saneamento foram abordados, além do lançamento da revista INEANA, uma parceria entre o INEA e a ANA.

O evento foi encerrado com o maior Prêmio de Saneamento do Brasil, o PNQS 2018 - Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento. Em sua 22ª edição, o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento é uma das ferramentas que têm mostrado grande eficácia para a melhoria e aperfeiçoamento dos processos de gestão nas empresas de saneamento brasileiras. Empresas nacionais foram premiadas em diversas categorias, compartilhando as iniciativas e inovações em saneamento.

 COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3797 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
  Fotos relacionadas  
 
 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter