NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Comitê Guandu-RJ participa da construção do Índice de Saúde da Água, no México


Foto: Nathália Vilela

A Especialista em Recursos Hídricos Daiana Gelelete fala sobre o Comitê e a Bacia do Guandu-RJ, durante a reunião do ISA no México


04-12-2018

Na semana passada, membros do Comitê Guandu-RJ e especialistas da secretaria executiva estiveram em Monterrey, no México, e deram um importante passo para a finalização do Índice de Saúde da Água - ISA. O projeto é realizado em parceria com a CI Brasil e América Latina (Conservation International), Centro Del Água para América Latina y Caribe e Núcleo Estratégico de Decisiones, e visa construir um estudo da qualidade e quantidade de água nas bacias hidrográficas do Guandu-RJ (Brasil), Bogotá (Colômbia) e Alto Mayo (Peru), através de dados reunidos em diferentes bancos e fontes como INEA, ANA, Comitê Guandu-RJ, IBGE e pesquisas acadêmicas.

Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Índice de Saúde da Água tem uma função social muito importante. Além de reunir, traduzir e sintetizar diferentes dados sobre as águas e todo ecossistema, o projeto incentiva a participação de diferentes atores da sociedade na conservação e melhoria da saúde da água. Em Monterrey, no México, entre os dias 27 e 29 de novembro, foram apresentados resultados preliminares dos estudos que são realizados em três eixos: Vitalidade do Ecossistema, Serviços Ecossistêmicos e Governança das Águas.

Foram avaliados 28 indicadores, desde qualidade das águas - que o Guandu obteve nos resultados preliminares a nota 31 de 100 que indica uma baixa qualidade de seus corpos hídricos - a aspectos da governança, como capacidade financeira.

Segundo Daiana Gelelete, Engenheira Ambiental, especialista em Recursos Hídricos da Associação Pró Gestão das Águas da Bacia do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), secretaria executiva do Comitê, “O ISA será uma ferramenta fundamental para o Comitê Guandu como um instrumento de planejamento e gestão. Juntamente com o PERH-Guandu, atualizado e revisado, o Comitê terá em suas mãos documentos norteadores com visão técnica, participativa e de gestão para que as tomadas de decisões sejam feitas de forma a gerar os melhores resultados para a Região Hidrográfica II – Guandu”, explicou.

A Conservação Internacional - Brasil, com a parceria do Comitê Guandu e outros atores estratégicos da RH II, dará andamento ao estudo que será finalizado no próximo ano. O 4º Encontro do Projeto Índice de Saúde da Água (ISA) será realizado no Brasil, em uma das cidades da região hidrográfica II, e terá como objetivo a apresentação dos resultados finais do estudo. O projeto ainda disponibilizará uma plataforma contendo todos os dados e resultados do índice, aberto a toda sociedade, com previsão de lançamento para final de janeiro de 2019.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3797 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter