NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Comitê Guandu-RJ realiza última Plenária do ano


Foto: Antonio Mendes

A 4ª R.O. Plenária encerrou as atividades do Comitê Guandu-RJ em 2018


07-12-2018

A 4ª Reunião Ordinária da Plenária fechou o ano de reuniões do Comitê Guandu-RJ com a homologação do Processo Eleitoral do próximo biênio ontem, 6 de dezembro, no Auditório do Pavilhão de Aulas Teóricas, da UFRRJ câmpus Seropédica. No encontro também foram aprovadas pautas internas como o Calendário de Reuniões de 2019 e minutas de resolução.

Ficou definido pela Comissão Eleitoral do Comitê Guandu-RJ juntamente aos membros presentes que as instituições ITPA e Onda Verde vão ocupar as vagas de suplentes de ABES e SINTSAMA-RJ, respectivamente. Além disso, o pedido de inclusão da ADEFIMPA e da FONASC foi aceito, incluindo também as instituições no segmento Sociedade Civil como suplentes da UFRRJ e UEZO.

O investimento em saneamento foi um dos legados do Comitê Guandu-RJ no ano de 2018. Em janeiro, foram entregues os projetos de esgotamento sanitário, em parceria com a CEDAE, para oito municípios da Região Hidrográfica-II (Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Paracambi, Queimados, Piraí, Seropédica, Miguel Pereira e Itaguaí). Desta vez, o Saneamento Rural contemplou todos os municípios no projeto e ontem (6) aconteceu a apresentação das empresas vencedoras do Ato Convocatório 10/2018. O Consórcio Profill Engenharia e Ambiente S.A e TSA – Tecnologia em Saneamento Ambiental.

O Saneamento Rural pretende elaborar uma análise de áreas rurais e periurbanas de todos os 15 municípios da RH-II. “Entre as etapas de levantamento de dados geoespaciais e elaboração do diagnóstico, o projeto pretende mostrar a situação de cada aglomerado rural e periurbano dos municípios e quais serão técnicas mais adequadas para levar o saneamento para estas localidades. Posteriormente, a hierarquização vai definir quais aglomerados e quais municípios terão prioridade no momento de execução do projeto – essa análise será levada à respectiva Prefeitura Municipal”, explicou Daiana Gelelete, especialista em Recursos Hídricos da AGEVAP. O produto final, os projetos básicos-executivos, também serão entregues para as prefeituras com o objetivo de desencadear ações para a sua implementação. Todo esse processo possui um prazo de 690 dias corridos com o acompanhamento do Grupo de Trabalho.

A próxima Plenária será em fevereiro de 2019 e dará a posse do novo biênio (fev/2019 a fev/2021).

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter