NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Prefeitos assinarão convênio do projeto Produtores de Água e Floresta


Foto: Arte - Bruno Cardoso

Projeto alia conservação ambiental, conscientização, proteção de mananciais e pagamento por serviços ambientais


13-02-2019

Promover a conservação ambiental, recuperar áreas antrópicas e gerar renda ao produtor rural. Esses são alguns dos objetivos do projeto "Produtores de Água e Floresta", o PAF, do Comitê Guandu/RJ, que agora será expandido para as cidades de Vassouras, Mendes e Engenheiro Paulo de Frontin, intitulado PAF Sacra Família.

O PAF é realizado em Rio Claro desde 2008 onde conta com a participação de 74 propriedades rurais nas sub-bacias do Alto Piraí, Médio Piraí e Represa de Ribeirão das Lajes. Por meio do projeto, os produtores têm sido responsáveis pela conservação de mais de quatro mil hectares de Floresta Atlântica e pela restauração de mais de quinhentos hectares. Além dos ganhos ambientais em escala e a conscientização dos moradores, o PAF compensa financeiramente o proprietário rural que comprovadamente promova a conservação e recuperação de remanescentes florestais, e consequentemente, colabore para proteção dos mananciais. Essa compensação ambiental é o pagamento por serviços ambientais, que só em Rio Claro, já distribuiu, através do projeto, 358 mil reais a comunidade local, gerando renda e contribuindo com a economia familiar. Ao todo, o Comitê já investiu quase dois milhões de reais no projeto.

O PAF Sacra Família, nova fase do projeto, tem como meta a conservação de mil hectares de florestas e a restauração de cinquenta hectares de áreas antrópicas. Os gestores dos municípios contemplados passaram por uma capacitação em agosto, e agora, os prefeitos foram convidados para a assinatura do convênio que vai acontecer amanhã (14), durante a primeira reunião ordinária plenária do Comitê Guandu/RJ, às 9h30min, na Câmara Municipal de Seropédica/RJ.

Após a assinatura será lançado um edital e um programa para mobilizar os produtores rurais dos municípios. Os produtores habilitados após o edital de chamamento divulgado pelas prefeituras participantes, terão suas propriedades avaliadas e receberão, após estudos, o Planejamento Individual da Propriedade, o PIP. O documento trará orientações, metas, técnicas e toda informação para que a recuperação e a conservação aconteçam de forma sustentável e eficiente. Para isso, receberão gratuitamente todo o aporte do projeto, que inclui orientação técnica, fertilizantes, cercas, gel para adubos, insumos, além do pagamento por serviços ambientais.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br
 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter