NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Produtores de Rio Claro/RJ recebem pagamento do PAF


Foto: Alane Lápico


04-04-2019

O Comitê Guandu-RJ realizou ontem, na Câmara Municipal de Rio Claro/RJ, o pagamento dos 74 produtores da cidade que fazem parte do programa "Produtores de Água e Floresta" (PAF), que une recuperação ambiental e geração de renda.

O PAF já é realizado em Rio Claro desde 2009 nas sub-bacias do Alto Piraí, Médio Piraí e Represa de Ribeirão das Lajes e por meio do programa, os produtores têm sido responsáveis pela conservação de mais de quatro mil hectares de Floresta Atlântica e pela restauração de mais de quinhentos hectares. Além dos ganhos ambientais em escala e a conscientização dos moradores, o PAF compensa financeiramente os participantes por meio do PSA - pagamento por serviços ambientais, gerando renda a comunidade local. A recuperação e conservação dos biomas resultam na melhoria da qualidade e quantidade de água na Bacia do Guandu-RJ, que abastece mais de 12 milhões de pessoas na região metropolitana do Rio.

No total foram distribuídos mais de 179 mil reais aos produtores que comprovadamente promoveram a conservação e a recuperação de remanescentes florestais, respeitando o edital do programa e as orientações técnicas do Comitê, através do Planejamento Individual da Propriedade, o PIP. O documento tem as orientações, metas, técnicas e toda informação para que a recuperação e a conservação aconteçam de forma sustentável e eficiente.

O programa hoje é exemplo dentro e fora do país. No mês passado, durante evento sobre barragens e segurança hídrica no Rio, o PAF foi citado como exemplo de projeto que traz ganhos a coletividade. No ano passado, especialistas de órgão e agência francesa de águas foram a Rio Claro/RJ conhecer de perto o programa. Devido aos bons resultados, o Comitê Guandu expandiu o programa, levando-o à sub-bacia Sacra Família, beneficiando através do pagamento de serviços ambientais produtores de Vassouras, Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes, com meta da conservação de mil hectares de florestas e a restauração de cinquenta hectares de áreas antrópicas.

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter