NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Diretoria do Comitê Guandu-RJ busca cooperação junto ao colegiado territorial da Baía da Ilha Grande


Foto: Caroline Lopes

Paulo de Tarso e Andreia Loureiro, Diretor Geral e Diretora Executiva do Comitê Guandu-RJ, apresentam os projetos desenvolvidos na RH-II


14-05-2019

Diretores do Comitê Guandu-RJ participaram na última sexta-feira, 10, da 16ª Reunião do Colegiado do Território da Baía da Ilha Grande, na Câmara Municipal de Rio Claro/RJ. O objetivo é identificar ações que podem ser desenvolvidas em conjunto pelos colegiados, que agregam ganhos a agricultura familiar e aos recursos hídricos.

O encontro contou com a participação de representantes de diversos sindicatos e associações envolvidas com a agricultura familiar e o desenvolvimento territorial, e representantes do poder público, como o Subsecretário Adjunto de Estado de Agricultura Familiar, Adriano Lopes. O Secretário destacou a importância de acrescentar tecnologias que agreguem melhorias nos processos produtivos. Os diretores do comitê Guandu, Paulo de Tarso e Andreia Loureiro, falaram sobre a importância de integrar ações para gerar avanços em escala na implementação do Plano Estratégico de Recursos Hídricos, através das parcerias. Durante o encontro, a Engenheira Ambiental e Especialista em Recursos Hídricos da Secretaria Executiva do Comitê Guandu-RJ, Caroline Lopes, apresentou as ações desenvolvidas para que pudessem identificar relações entre as ações do comitê territorial e do Comitê Guandu.

O professor Lamounier Erthal, do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PEPEDT), é integrante do Colegiado do Território da Baía da Ilha Grande, e explicou que o órgão tem uma estrutura horizontal, trabalhando em redes, e por isso a importância da cooperação: “é interessante entender em qual contexto, programa, ação e projetos os comitês podem se apoiar, trabalhando em sinergia. A agricultura familiar precisa de água e o agricultor é um ator importante do sistema. Por isso, os comitês podem identificar áreas para atuarem juntos, estabelecendo diretrizes para consumo e desenvolvimento sustentável”, explicou o professor.

O Colegiado do Território da Baía da Ilha Grande objetiva fortalecer as instituições da sociedade civil e estimular as formas de cooperação entre esta e o poder público, Universidades e demais atores, e o mercado, no âmbito territorial, para o desenvolvimento da Agricultura Familiar. É formado por sindicatos, associações locais, instituições de pesquisa e extensão rural, cooperativas de pequenos agricultores locais, secretarias municipais e outras representações, e abrange os municípios de: Seropédica, Rio Claro, Itaguaí, Angra dos Reis, Paracambi, Mangaratiba e Paraty. Com apoio do PEPEDT, o colegiado realiza ações que visam fortalecer a agricultura familiar, de forma sustentável, gerando renda e desenvolvimento a comunidade local. Dentre as ações, desenvolvem a inserção de agricultoras locais na Feira de Agricultura Orgânica da UFRRJ, a capacitação técnica e política dos agricultores locais e de representações de comunidades rurais dos territórios em temáticas como gestão social, políticas públicas, desenvolvimento rural, e, controle social, além da criação de um Consórcio Intermunicipal entre as Secretarias de Agricultura, entre outras várias ações.

A próxima reunião do Colegiado do Território da Baía da Ilha Grande está marcada para o dia 9 de agosto, em Mangaratiba/RJ.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter