NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Observatório de bacia e criação de grupos de trabalho são temas das Câmaras Técnicas do Comitê Guandu-RJ


Foto: Antonio Mendes

A Engenheira e especialista em recursos hídricos do Comitê Guandu-RJ/AGEVAP, Caroline Lopes, apresenta o termo de referência do observatório de bacia


07-06-2019

O Comitê Guandu-RJ realizou ontem (06), no auditório da Câmara Municipal de Seropédica/RJ as reuniões das Câmaras Técnicas de Estudos Gerais (CTEG) e de Instrumentos Legais e de Gestão (CTIL-G). O observatório de bacias e a proposta de criação dos grupos de trabalho de educação ambiental e do regimento interno foram umas das pautas debatidas pelos membros. O objetivo é aprofundar estudos e projetos em prol da bacia e leva-los para votação em plenário.

A Câmara Técnica de Estudos Gerais, coordenada por Markus Budzinsk (ADEFIMPA-RJ) e com a subcoordenação de Amisterdan Ribeiro (P.M. Piraí/RJ) debateu a elaboração do termo de referência do projeto observatório de bacias. A apresentação foi de Caroline Lopes, Engenheira Ambiental e especialista em Recursos Hídricos do Comitê Guandu-RJ/AGEVAP. O objetivo é instalar estações de monitoramento em pontos estratégicos da bacia, mensurando a qualidade e a quantidade da água. Além de dados para a gestão dos corpos hídricos, as estações poderão alertar as populações que residem em áreas de risco aos perigos de cheia e enchentes, bem como ao poder público e todos os atores na eminência de escassez. Em outro momento, o especialista em comunicação do Comitê, Antonio Mendes, informou aos membros sobre a Ato Convocatório 02/2019, que trata da contratação de empresa especializada para a elaboração do Plano de Comunicação Integrado do Comitê Guandu-RJ. A empresa Approach Comunicação venceu o certame que considerou menor preço. A assinatura do contrato deve acontecer ainda neste mês.

Já a Câmara Técnica de Instrumentos Legais e de Gestão, sob coordenação de Wladmir Loureiro (FAM-Rio) e subcoordenação de Uiara Martins (CREA-RJ) debateu a construção de dois importantes grupos de trabalho: de educação ambiental, que visa construir e avaliar projetos que levem educação e conscientização a população da bacia e, do regimento interno, que visa atualizar e preencher possíveis lacunas do atual regimento do Comitê.

As próximas reuniões de Câmaras Técnicas vão acontecer no dia 4 de julho, em Seropédica/RJ.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter