NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Comitê Guandu-RJ participa do maior evento de gestão ambiental do Brasil


Foto:

Lívia Soalheiro, diretora do Comitê Guandu-RJ, será palestrante do evento


26-06-2019

Começa hoje o 2º Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA), no Expo D. Pedro, em Campinas/RJ. Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como o evento de maior relevância nacional do setor, o encontro contará com mais de 70 expositores para um público de quase 15 mil pessoas. O FBGA tem objetivo de estimular e articular iniciativas que visam o fortalecimento da gestão ambiental e sustentabilidade.

Além de autoridades do poder público de todo Brasil, o evento também contará com a presença de organizações que realizam trabalhos inovadores na área de meio ambiente, com o objetivo de discutir e traçar metas para o futuro do setor no País. Uma dessas organizações é o Comitê Guandu-RJ. Pioneiro na gestão participativa das águas no estado do Rio de Janeiro, o Comitê, através de sua diretora Lívia Soalheiro, vai levar ao evento sua experiência em planejamento com o Plano Estratégico de Recursos Hídricos (PERH) e o Manual Operativo do Plano (MOP). O Guandu-RJ é o terceiro Comitê do Brasil a ter um MOP, que é uma ferramenta que objetiva vencer um dos grandes desafios após a elaboração e aprovação dos planos de bacia: tirar as ações do papel. O PERH prevê um investimento de mais de dois bilhões na bacia em 25 anos, trazendo benefícios em diferentes agendas como saneamento, infraestrutura verde, resíduos sólidos e outros, que vão resultar na melhoria da qualidade e quantidade da água que abastece mais de 9 milhões de pessoas no estado. A Diretora Lívia Soalheiro vai apresentar essas ações que nasceram após dois anos de estudos, e mostrar como o MOP será uma importante ferramenta de implementação de ações. A palestra será na sala Manacá, na sexta-feira dia 28, último dia do evento, às 14 horas.

Reunindo setor privado, ONGs e governo, congrega visões, experiências e conteúdo técnico de alta relevância, constituindo oportunidade única de convergir forças em prol do desenvolvimento do meio ambiente. Nos dias do fórum, que segue até sexta (28), os participantes abordarão os desafios políticos, técnicos e financeiros que podem ser implantados para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, em áreas estratégicas como abastecimento de água, saneamento, restauração ambiental, e o enfrentamento às mudanças climáticas.

As soluções, como o MOP do Comitê Guandu-RJ, serão expostas por meio de inúmeras palestras, seminários, workshops, rodadas de negócios e exposições tecnológicas. A área de exposição do fórum contará com um estande aberto ao público, que mostrará as ações de conservação da biodiversidade realizada pelos municípios para o fortalecimento do meio ambiente.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter