NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Câmaras Técnicas debatem transparência e aprovam metodologia de valoração do programa de PSA


Foto: Antonio Mendes

Gabriela Teixeira, Engenheira Florestal e Especialista em Recursos Hídricos das Secretaria Executiva, apresenta a metodologia da valoração do PSA


02-08-2019

Foram realizadas nesta quinta-feira (1°), na sede do Comitê Guandu-RJ em Seropédica/RJ, as reuniões das Câmaras Técnicas de Estudos Gerais (CTEG) e de Instrumentos Legais e de Gestão (CTIL-G).

Na parte da manhã, a CTEG foi coordenada por Markus Budzisnk (ADEFIMPA/RJ) e Amisterdam Ribeiro (P.M. Piraí/RJ). Um dos destaques da pauta foi a apresentação da Metodologia de Valoração e Arranjo Institucional dos programas de Pagamento Por Serviços Ambientais (PSA), hoje desenvolvidos por meio do projeto Produtores de Água e Floresta, realizado em duas frentes no estado. A Engenheira Florestal e Especialista em Recursos Hídricos da Secretaria Executiva do Comitê Guandu-RJ, Gabriela Teixeira, explicou que a metodologia atual, praticada desde 2013, foi realizada com base na desenvolvida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza para o projeto Oásis. Essa metodologia é fundamentada na combinação de uma compensação pelo custo de oportunidade da terra com uma retribuição pelos serviços ambientais mantidos na propriedade, visando, sobretudo, estimular a adoção de práticas adequadas para conservação e uso do solo e uma gestão integrada da propriedade. Foi apresentado aos membros estudos e dados que compravam que os valores estavam desatualizados e não cumpriam mais o papel social/ambiental que era recompensar e estimular a preservação e a conservação de áreas de proteção permanentes por parte dos produtores. Com isso, por unanimidade, foi aprovada a resolução da metodologia de valoração e arranjo institucional dos programas de PSA.

Já na parte da tarde, comandada por Wladimir Loureiro (FAM-Rio) e Uiara Martins (CREA/RJ), foi realizada a CTIL-G. A reunião debateu e apontou necessidades de melhorias no site do Comitê, no que tange a transparência dos gastos. Os membros cobraram providências e uma reformulação no site e nos meios de acesso à informação. Outro importante ponto da pauta foi a elaboração de minuta de Resolução para regularização do Grupo de trabalho Infraestrutura Verde – GTIV, também apresentada e conduzida por Gabriela Teixeira. Os membros aprovaram e vão encaminhar a resolução ao plenário da casa.

As próximas reuniões das Câmaras Técnicas serão realizadas no dia 5 de setembro.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3797 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter