NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Editais de financiamento à pesquisa e educação ambiental serão publicados em outubro


Foto: Antonio Mendes

Membros do Comitê Guandu-RJ debatem os detalhes dos editais de financiamento à pesquisa na região da Bacia


06-09-2019

O Comitê Guandu-RJ realizou na quinta-feira (05) as reuniões das Câmaras Técnicas de Estudos Gerais (CTEG), e de Instrumentos Legais e de Gestão (CTIL-G), na sede do Comitê, em Seropédica. Educação e pesquisa tiveram espaço nas discussões da CTEG, que aprovou dois editais a serem publicados em outubro: Auxílio à Pesquisa e PROPESQUISA.

O programa de auxílio à pesquisa já financiou mais de 100 projetos com investimentos que ultrapassam 700 mil reais. O objetivo é promover a obtenção de dados que possam contribuir para a gestão dos recursos hídricos da Região Hidrográfica II, através da seleção de propostas para concessão de auxílio financeiro para pesquisa cientifica. Podem participar do programa professores de universidades públicas ou privadas sem fins lucrativos; professores de escolas técnicas e/ou profissionalizantes públicas ou privadas sem fins lucrativos; e professores de faculdades e/ou fundações de ensino e pesquisa públicas ou privadas sem fins lucrativos. Os interessados deverão propor trabalhos em uma das 15 temáticas que serão apresentadas no edital. No total, serão disponibilizados 300 mil reais em auxílios, sendo que cada proposta poderá receber no máximo 15 mil.

Já o PROPESQUISA visa realizar a análise da qualidade da água a identificação e diagnóstico de fontes e minas de água, que se encontram inseridas na área da Bacia, e a indicação de propostas de mitigação, com estimativa de custos, de hierarquização, de ações de conservação, preservação e/ou melhoria de captação. Poderão participar deste edital de chamamento público, instituições de ensino superior (IES) públicas ou privadas sem fins lucrativos, representadas ou não por instituição de amparo à pesquisa, desde que possuam escola técnica, curso de graduação e/ou pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu nas áreas de engenharia (ambiental, civil, florestal, etc) ciências biológicas, ciências da saúde, geografia geologia e afins, todos devidamente aprovados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O valor máximo do auxílio financeiro que será concedido é de R$ 198.091,99 por proposta. O valor máximo destinado ao Edital será de R$ 792.367,96.

Outro destaque da pauta foi a apresentação e discussão das formas de fomento ao turismo ecológico na Serra do Piloto (Rio Claro e Mangaratiba/RJ). O objetivo é mapear áreas com potencial turístico para que projetos possam ser desenvolvidos.

Os editais do Auxílio à Pesquisa e do PROPESQUISA têm previsão de divulgação em outubro, no site do Comitê Guandu-RJ, www.comiteguandu.org.br

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3797 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter