NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Projeto Saneamento Rural visita áreas da Califórnia, distrito de Barra do Piraí/RJ


Foto: Daiana Gelelete

O engenheiro ambiental Filipe Franz Teske vistoria áreas em Barra do Piraí/RJ


11-09-2019

Especialistas do Consórcio Profill/TSA e da AGEVAP acompanhados de representantes do município de Barra do Piraí visitaram ontem algumas localidades rurais da Califórnia, distrito de Barra do Piraí. O objetivo foi levantar as informações para o diagnóstico do projeto saneamento rural, do Comitê Guandu-RJ, que vai elaborar os projetos de esgotamento sanitário dessas regiões.

O engenheiro ambiental Filipe Franz Teske, o sociólogo Nilson Lopes e a especialista em recursos hídricos Daiana Gelelete conheceram as áreas dos bairros Califórnia da Barra, São Luiz da Barra, Boa Vista e localidades entre Dorândia e Vargem Alegre. Eles foram acompanhados por Elisa Barbosa Marra, diretora da divisão de Laboratório da Secretaria Municipal de Água e Esgoto de Barra do Piraí, e Macrei Júnior, diretor da subprefeitura da Califórnia. Essas localidades já haviam sido previamente selecionadas a partir de informações do Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê, que entre outras ações, prevê o saneamento de áreas urbanas e rurais.

Além de levantamento técnico, o sociólogo do consórcio Profill/TSA, contratado para executar o projeto, realiza uma imersão nas comunidades para conhecer suas características e necessidades em relação ao saneamento. A partir dessas informações, o projeto irá diagnosticar as necessidades de esgotamento sanitário priorizando a universalização do atendimento e as alternativas mais adequadas ambiental e economicamente, hierarquizar por ordem de prioridades essas áreas e, elaborar o projeto básico e executivo com toda metodologia, custo e avaliação de impactos.

O projeto tem como alvo as áreas rurais e periurbanas - que mesclam cidade e campo, aos Municípios Pertencentes a Região Hidrográfica II (Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí, Queimados, Rio Claro, Rio de Janeiro, Seropédica e Vassouras). Só no Sul Fluminense, os especialistas já fizeram o levantamento em áreas rurais de Rio Claro, Piraí e Barra do Piraí. Segundo o Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê Guandu-RJ, atualizado em 2018, quase 70 mil pessoas vivem em zonas rurais na Região Hidrográfica II. Além de estar diretamente ligado à saúde pública, a falta de saneamento impacta na qualidade dos rios, que recebem os rejeitos de forma inadequada.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3797 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter