NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Comitê Guandu-RJ participa do XXI ENCOB em Foz do Iguaçu/RJ


Foto: Arte - Bruno Cardoso

Encontro vai reunir Comitês, Organizações públicas e privadas e especialistas de todo Brasil


18-10-2019

Começa na segunda-feira, dia 21, o 21º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. Representantes do Poder Público municipal, estadual e federal, Usuários de Água (setor produtivo), ONGs, Universidades, especialista e ativistas estarão reunidos no maior debate sobre águas no Brasil, que neste ano terá como tema central a Gestão das Águas "FALACOMITÊ”. Dentre os objetivos estão o de possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas; integrar todos os organismos e segmentos que compõem e participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos; discutir os cenários futuros no que se refere aos recursos hídricos no Brasil e; destacar a importância da comunicação e mobilização nos processos de gestão das águas no Brasil pelos Comitês de Bacia.

Representantes e especialistas de Comitês e organizações das cinco regiões do país vão participar de cinco dias de programação gratuita baseada em três abordagens atuais e de importância estratégica para a gestão dos recursos hídricos junto aos Comitês de Bacias Hidrográficas: instrumentos de gestão, segurança hídrica, e planejamento político institucional nos Comitês de Bacia.

Mini-cursos diversos, workshops, debates sobre barragens, segurança hídrica, implementação de instrumentos de gestão, planejamento e outras temática fazem parte da programação do ENCOB, e são discutidas com especialistas da ANA, Órgão Estaduais, lideranças sociais e pesquisadores.  Além da programação nas salas, os participantes participarão de visitas técnicas, onde poderão conhecer a gestão integrada de resíduos sólidos (Santa Terezinha de Itaipu); o Refúgio Biológico Bela Vista; Parque Nacional do Iguaçu;  A Usina de Itaipu; Ecomuseu e; fazendas de agricultura familiar. “O ENCOB já se consolidou como uma oportunidade incrível para o fortalecimento da gestão democrática das águas no país. É um momento de capacitação, aprendizagem, troca de experiências e crescimento, a qual o Comitê Guandu-RJ faz questão de estar presente”, disse o Diretor Geral do Comitê Guandu-RJ, Paulo de Tarso Pimenta (FIRHAN).

O XXI ENCOB acontece do dia 21 ao dia 25 de outubro, no Hotel Rafain em Foz do Iguaçu/RJ. Mais informações sobre o evento estão no site www.encob.org .

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter