NOTÍCIAS  
   
 
 
 

ENCOB debate a gestão das águas em Foz do Iguaçu/PR


Foto:


28-10-2019

Terminou na sexta-feira a 21ª edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) em Foz do Iguaçu/PR. Cerca de duzentos comitês de 26 dos 27 estados do país discutiram o tema "Gestão das Águas #FalaComitê", que tinha como foco a troca de experiência dos colegiados em pautas como segurança hídrica, reflorestamento, barragens, educação ambiental, entre outros. Além de membros de comitês, centenas de pessoas entre especialistas, representantes de órgãos ambientais da sociedade civil e governo, e estudantes, participaram dos cinco dias de programação.

Organizado pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), o evento contou com uma vasta programação, dividida em um auditório, a arena expo e onze salas. Especialistas da ANA, empresas de saneamento, Universidades e órgãos gestores estaduais ministraram palestras e oficinas sobre instrumentos de gestão, saneamento, pagamento por serviços ambientais (PSA), segurança hídrica e de barragens, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, Água e Gênero e, Comunicação. Toda a programação foi gratuita e os participantes puderam aprender e trocar experiências.

O XXI ENCOB trouxe algumas inovações, com destaque às participações efetivas dos Comitês de Bacias Hidrográficas do país, com cerca de 1500 representantes de quase a totalidade dos estados do Brasil. Os minicursos disponibilizados foram concorridos, da mesma forma as ofertas para visitas técnicas, que rapidamente esgotaram as inscrições, pelos seus altos significados para aqueles que militam na gestão de recursos hídricos.  

Outro destaque da programação foram as visitas técnicas. Guiados por especialistas, os presentes puderam visitar o Parque Nacional do Iguaçu, a Usina Itaipu, conhecer a gestão integrada de resíduos sólidos de Santa Terezinha de Itaipu e o Refúgio Biológico Bela Vista. As visitas proporcionaram a oportunidade de conhecer boas iniciativas de perto, levando essas experiências ao seu colegiado e à gestão da bacia correspondente.

Na parque de exposição, o Comitê Guandu-RJ, ao lado dos Comitês fluminenses e o CEIVAP, ofereceu programações diversas no estande "Integração pelas Águas". Membros dos Comitês envolvidos apresentavam seus projetos na área de saneamento, recuperação florestal, educação ambiental e comunicação. O Plano Estratégico de Recursos Hídricos, o programa Produtores de Água e Floresta e o Plano de Comunicação Integrado do Comitê Guandu, estavam entre os destaques do estande, que recebeu um grande público. "O Comitê Guandu-RJ é o único do estado a ter o Plano Estratégico de Recursos Hídricos e o terceiro do país a ter o manual operativo do plano. Ele é dividido por agendas e assim vamos avançando em pautas importantes como saneamento e educação ambiental. Nosso programa de PSA tem 10 anos e já conservou e recuperou mais de 4 mil hectares de mata atlântica, que fornece serviços hidrológicos ao ecossistema da bacia que abastece quase dez milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Além de aprender cada dia mais, nossa missão é trazer essas experiências para que possamos compartilhá-las e aprimorá-las", comentou Paulo de Tarso Pimenta (FIRJAN), diretor-geral do Comitê Guandu-RJ.

No quinta-feira, o FNCBH realizou a assembleia geral e as eleições da coordenação. “Nessa edição também tivemos a confirmação eleitoral da recondução à Coordenação Geral do Hideraldo Buch (MG), e Coordenadores Adjuntos Geneziano Souza Martins (CE) e Valéria Borges Vaz (RS), que concorreram com Rose Dantas (RN), Winston Caetano de Souza (MG) e Anivaldo de Miranda Pinto (MG).” Explicou Nelson. No final, a chapa um venceu por 146 votos a 42 e Hideraldo foi reconduzido à coordenação do FNCBH. Em 2020 a cidade de Curitiba, também no Paraná, irá receber o encontro.

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter