NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Seminário de intercâmbio une agências de águas do Brasil e da França


Foto: Monique Soares

Representantes da ANA, Escritório Internacional da Água, da embaixada da França no Brasil também participaram do seminário


07-11-2019

Com o objetivo de aperfeiçoar a gestão dos recursos hídricos e trocar experiências entre si, três agências de águas se uniram para promover o 1º Seminário de intercâmbio Interagências, no dia 06 de novembro, em São José dos Campos (SP). A iniciativa foi da Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência das Bacias PCJ), da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e da Agência de Água Loire-Bretagne (Agence de l’Eau Loire-Bretagne), da França, além do Escritório Internacional da Água. No dia do evento, as três agências assinaram um termo de cooperação para estreitarem os laços na gestão da água.

O documento prevê uma série de atividades e compromissos até 2021 entre as três agências de água. Em termos práticos, visa desenvolver dentro da gestão de recursos hídricos, principalmente no Brasil, pontos importantes como a organização institucional, incluindo a articulação entre bacias interdependentes; os planos de bacia, que são os documentos que trazem o diagnóstico da situação atual da bacia e traçam estratégias fundamentadas compatibilizando a oferta e a demanda de água, em quantidade e qualidade e; monitoramento e sistema de informações (observatórios de bacias, colaboração entre parceiros, integração institucional); entre outros. Os temas impactam diretamente em uma das grandes preocupações da sociedade que é a segurança hídrica. Entre 2014 e 2016 a região metropolitana de São Paulo viveu uma crise hídrica que gerou escassez de água para abastecimento e produção.  A crise decorreu de diversos problemas em associação a fatores ligados à infraestrutura e planejamento. A troca de conhecimento busca desenvolver subsídios técnicos e de gestão para que episódios como esse não se repitam. De outra forma, também, sistemas de monitoramento, por exemplo, são importantes aliados da sociedade para alerta de enchentes, evitando desastres civis.

Dentre as atividades estão previstos workshops com discussões prospectivas sobre as temáticas de mudanças climáticas e temas relacionados à gestão das agências, troca de experiências entre os quadros técnicos sobre os Planos de Bacia e, uma visita à França para conhecer a especialização dos quadros técnicos da agência francesa e a tradução operacional dessas profissões e intercâmbio sobre organização da informação para tomada de decisão.

Em 2021 será realizado um novo encontro para intercâmbio e promoção da cooperação e a capitalização e valorização dos resultados obtidos (lições aprendidas e recomendações para fortalecimento das Agências de Água).

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter