NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Inscrições abertas para vagas remanescentes do PAF


Foto: Arte - Antonio Mendes

Produtores receberão retribuições financeiras ou em benfeitorias por conservação de matas em sua propriedade


27-11-2019

Está aberta uma nova oportunidade para proprietários rurais interessados em preservar suas florestas e receber pagamento pelos serviços ambientais, através do programa Produtores de Água e Floresta (PAF) – Sub-bacia do rio Sacra Família. O programa é desenvolvido há 10 anos pelo Comitê Guandu-RJ nos municípios de Rio Claro, Mendes, Paulo de Frontin e Vassouras e já resultou na conservação e preservação de mais de 4 mil hectares de Mata Atlântica. Só em Rio Claro/RJ, 64 produtores recebem cerca de 358 mil reais por ano do PAF, gerando ganhos ambientais e sociais. As oportunidades são para produtores de Mendes e Paulo de Frontin/RJ, que devem efetuar suas inscrições na secretaria de meio ambiente de seu município.

A área total a ser beneficiada nesta nova etapa do PAF Sacra Família, com execução da ONG Crescente Fértil, é de 424 hectares. Essas vagas são para a modalidade conservação, para aqueles produtores que tem matas em suas propriedades e desejam suporte do PAF para conservá-las. A seleção dos participantes será efetivada de acordo com a ordem das inscrições. A data limite é 20 de dezembro.

As localidades a serem beneficiadas são:

Em Mendes - Martins Costa, Morsing, Boa Esperança, Água Fria, Oscar Rudge, Santa Rosa e Santa Rita.

Em Paulo de Frontin - Morro Azul, Sacra Família, Graminha, Estrada de Palmas, Serra do Mar e RJ-121.

Inscrições nas secretarias municipais de Meio Ambiente de Mendes (2465-4796) e Paulo de Frontin (2463-1233). Informações no site www.comiteguandu.org.br

Sobre o PAF

O programa PRODUTORES DE ÁGUA E FLORESTA (PAF) completou 10 anos em 2019 e aplica o modelo provedor-recebedor, por meio de um sistema de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Desta forma, incentiva-se, mediante compensação financeira, os agentes que adotarem, contribuírem ou implementarem práticas para a proteção e recuperação dos recursos naturais e de mananciais, auxiliando o resgate do potencial de geração de serviços ecossistêmicos, provendo benefícios às bacias hidrográficas e à sociedade.

O PAF SUB-BACIA RIO SACRA FAMÍLIA tem execução e acompanhamento técnico da ONG Crescente Fértil, e objetiva proporcionar o aumento de cobertura florestal em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e demais áreas prioritárias, melhorando a qualidade e quantidade dos recursos hídricos, mediante ações de conservação e restauração florestal que geram compensação financeira aos proprietários rurais.

Para atingir seus objetivos as áreas contempladas pelo projeto abrangem duas modalidades de ações:

Conservação de Remanescentes Florestais: manutenção das áreas existentes de florestas nativas da Mata Atlântica, com sua valorização enquanto área geradora de benefícios socioambientais extra propriedade.

Restauração Florestal: recuperação e proteção de áreas de mananciais, nascentes, matas ciliares e outras áreas prioritárias promovendo a gradativa alteração da cobertura do solo, amenizando os processos erosivos e visando a recuperação da floresta nativa.

O PAF SUB-BACIA RIO SACRA FAMÍLIA contratará 1.000 hectares de conservação e 50 hectares de restauração florestal (25 hectares plantio total e 25 hectares condução de regeneração) em propriedades rurais situadas nos municípios de Paulo de Frontin, Mendes e Vassouras, nos limites da sub-bacia.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter