NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Comitê Guandu-RJ realiza última reunião plenária de 2019


Foto: Antonio Mendes

Membros participam ativamente das deliberações do Plenário


06-12-2019

A aprovação do Grupo de Trabalho de Combate a Queimadas e a apresentação do relatório de execução do Plano Estratégico de Recursos Hídricos foram os destaques da 4º Reunião Ordinária do Plenário do Comitê Guandu-RJ, realizado ontem (05), no auditório da Câmara Municipal de Seropédica/RJ. Com a presença de grande público, os membros definiram a composição do grupo que vai trabalhar para prevenir, combater e mitigar os incêndios florestais, balizados pelo Plano de Combate e Prevenção a queimadas do Comitê, e debateram a execução das metas do plano de bacias. Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e a agenda 2020 também tiveram espaço na pauta.

Após aprovação de atas anteriores, o primeiro item a ser debatido foi o relatório de execução das metas previstas no Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê Guandu-RJ. José Governos (ABES), coordenador do Grupo de Acompanhamento do Plano apresentou o percentual de execução das ações previstas por área, mostrando quais então mais avançadas, como as agendas de Gestão Integrada de Recursos Hídricos e Infraestrutura Verde, e as que precisam avançar mais como as agendas de Recursos Hídricos e Saneamento. O relatório completo está disponível no site do Comitê Guandu-RJ. Após a apresentação, Hélio Vanderlei, Diretor de Recursos Hídricos do INEA, afirmou que o órgão irá se aproximar de comitês e delegatárias afim de conhecer as dificuldades e melhorar as metas, para que consigam ser atingidas.

Outro ponto de muito debate foi a aprovação do Grupo de Trabalho de Combate a Queimadas. O Grupo é fruto do Plano de Combate e Prevenção a Queimadas do Comitê Guandu-RJ que realizou um diagnóstico em toda região hidrográfica que apresentou um estudo com ações para prevenção, combate e mitigação dos casos de incêndio florestal. Várias ações previstas neste plano já foram executadas neste ano como a doação de EPIs e suprimentos para combate a incêndios, aos municípios da bacia. Além dos membros, representantes das defesas civis municipais, INEA, e Corpo de Bombeiros participaram das discussões. Geraldo Rocha, Coordenador da Defesa Civil do município de Paracambi/RJ, destacou a importância do plano e do grupo, mas ressaltou que a articulação dos órgãos que trabalham no combate a incêndios é fundamental: “Há casos que cabem aos bombeiros, outros casos de responsabilidade das brigadas e também da defesa civil. Há ainda o PREVFOGO e o ICMBio. Todos com sua articulação e total expertise nos casos de incêndios. Dar espaço e ouvir esses representantes é indispensável para o sucesso das ações”, disse ao plenário. Após votação, o Grupo de Trabalho de Combate a Queimadas foi aprovado e será bem abrangente. Poderá ser formado por até cem integrantes entre representantes do Corpo de Bombeiros, Defesas Civis estadual e municipais, PREVIFOGO, IBAMA, INEA, prefeituras municipais, brigadas de incêndios, além de representantes da sociedade civil organizada.

Em outro momento foi abordado o apoio a elaboração e atualização dos Planos Municipais de Saneamento Básico de alguns municípios da bacia, que solicitaram ao colegiado. Esse apoio será estudado, discutido e encaminhado pela Câmara Técnica de Instrumentos Legais e de Gestão, para posteriormente ser votado em plenária.

Com a agenda aprovada, o Comitê volta a se reunir em 2020. A primeira reunião ordinária do Plenário será realizada no dia 13 de fevereiro. Já as Câmaras Técnicas serão realizadas no dia 5 de março.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter