NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Observatório da bacia começará a ser implantado em 2020


Foto: Arte - Antonio Mendes

Projeto apresentará dados qualiquantitativos dos rios da bacia


26-12-2019

Comitê Guandu-RJ vai monitorar os rios que compõe a bacia hidrográfica dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-mirim (região hidrográfica II). O projeto ‘Observatório da Bacia’, consiste na instalação de uma rede de monitoramento para avaliar a qualidade e a quantidade de água, sendo um grande aliado na gestão de recursos hídricos. Aprovada no Plano de Aplicação Plurianual para o período de 2017 a 2020, a rede de monitoramento poderá, futuramente, controlar a ocorrência de enchentes na região; subsidiar projetos que exijam utilização de água; validar a qualidade da água em pontos diversos e apoiar a ampliação e o monitoramento do enquadramento de corpos hídricos. Para iniciar o projeto, o Comitê irá contratar uma empresa especializada para realização de estudo para o dimensionamento desta rede. O Ato convocatório para a contratação irá acontecer no próximo dia 14.

Nesta primeira fase, o trabalho prevê o dimensionamento da rede, levantando dados para compreender os pontos que devem ser monitorados para então seguir com a implementação. A avaliação das amostras será dividida por parâmetros físico-químicos, microbiológicos, biológicos e nutrientes, analisando desde a transparência até o nível de oxigênio encontrado na água em cada estação. Todas as estações contarão com uma placa personalizada com a identidade do projeto, contendo localização daquele ponto em relação à área da bacia, tipos de dados coletados naquele ponto e data de início da operação da estação. Além de subsidiar a sociedade com dados, o Comitê poderá, por exemplo, enviar alerta de cheias e possíveis enchentes à população ribeirinha ou bairros com incidência de alagamentos.

As empresas que queiram participar do Ato Convocatório para a contratação, podem acessar o link ou entrar em contato com a secretaria executiva do Comitê Guandu-RJ pelos telefones maiores informações pelo telefone (24) 3355-8389 e (21) 3787 3729. A seleção irá acontecer no dia 14 de janeiro.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter