NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate a Queimadas define composição e avança na estruturação dos planos de ação


Foto: Christian Reis

Reunião reuniu diversas instituições que trabalham na preservação do meio ambiente


28-01-2020

Foi realizada nesta tarde (28) no Auditório da Câmara Municipal de Seropédica/RJ a reunião do Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate a Queimadas, do Comitê Guandu-RJ - GTPCQ. Estiveram presentes representantes do ICMBio, Defesa Civil Estadual e dos Municípios, Secretarias Municipais de Meio Ambiente, ONGs, CREA/RJ, Associação de Pescadores e da Associação Brasileira de Resgate. O Objetivo do grupo é implementar as ações previstas no Plano Associativo de Prevenção e Combate a Incêndios do Comitê Guandu-RJ.
O Plano Associativo de Prevenção e Combate a Queimadas e Incêndios Florestais foi desenvolvido pelo Comitê Guandu-RJ após um estudo na região hidrográfica II, que fez um diagnóstico ambiental, institucional e estrutural. A ideia foi identificar as áreas com maiores incidências de incêndios, suas possíveis causas e os riscos à população e aos recursos naturais, principalmente os mananciais. Além disso, o plano ocupou-se em levantar o quantitativo de brigadas e grupos que atuam no combate às queimadas, as regiões que atendem e a estrutura dessas organizações, com o objetivo de levantar o que seria necessário para contribuir no combate ao fogo. Para o início dos trabalhos de implementação, o grupo escolheu o seu coordenador. Trata-se do Major CBM Samir Batista Fernandes, Coordenador Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense. A subcoordenação ficou a cargo de Sandra Borges, representante da secretaria de meio ambiente e desenvolvimento de Nova Iguaçu/RJ.
Para munir as prefeituras e instituições que atuam no combate a incêndios, em outubro passado, o Comitê doou equipamentos e suprimentos de combate a incêndios florestais, previstos no Plano Associativo. Treze municípios receberam dez itens para o combate ao fogo, como abafadores manuais para fogo rasteiro, luvas de proteção em altas temperaturas e supressante de chamas. O objetivo é contribuir com a estrutura das brigadas de incêndio dos municípios da bacia, prevenindo e mitigando os efeitos das queimadas na natureza.
Além da implementação das ações previstas no plano, o grupo agora irá definir mais itens que serão adquiridos para equipar as brigadas e vão discutir o escopo de um curso para brigadistas de incêndios. O próximo encontro está previsto para o dia 10 de fevereiro.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter