NOTÍCIAS  
   
 
 
 

No dia Mundial do Meio Ambiente, Comitê Guandu-RJ anuncia ajuda financeira a 37 pesquisas na bacia


Foto: Arte: Antonio Mendes

Projetos vão receber até 15 mil reais para sua execução


05-06-2020

Educação é o caminho. Nesse sentido, o Comitê Guandu-RJ atua no fomento da pesquisa científica com ênfase em recursos hídricos, promovendo a obtenção de dados que possam contribuir para a gestão da bacia. Nesta semana do meio ambiente, o colegiado divulgou o resultado final do edital 016/2019 que contemplou 37 pesquisas que vão receber auxílio financeiro, através do projeto “Auxílio à Pesquisa”, que já contribuiu para o desenvolvimento de mais de 100 estudos na bacia, disponibilizando cerca de 700 mil reais em investimentos.

As pesquisas são ricas e atuam em áreas diversas, todas relacionadas aos recursos hídricos. Avaliação da qualidade do solo e da água, segurança hídrica da ETA Guandu e do abastecimento da metrópole do Rio de Janeiro face a estressores climáticos e não-climáticos, e indicadores de serviços ecossistêmicos hidrológicos em microbacias sob restauração florestal, são alguns dos temas das pesquisas contempladas. José Carlos Arthur Junior, professor do Instituto Florestal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), está desenvolvendo a pesquisa "Redução do consumo de água na produção e no plantio de mudas de espécies florestais com uso de polímeros hidro retentores". Ele foi um dos contemplados do projeto e falou sobre a importância desse apoio: “as universidades públicas vêm passando por anos em que gradativamente os investimentos em pesquisas têm sido cada vez menores. A dependência do recurso público tem afetado o desenvolvimento de pesquisas cujo objetivo além do próprio avanço científico, é formar e qualificar futuros profissionais, e atendar a demandas da sociedade. Nesse sentido, obter apoio em outras instituições como do Comitê Guandu, permite dar continuidade as pesquisas e seus frutos, notadamente no tema de Gestão dos Recursos Hídricos. Dessa forma, além de apoiar pesquisas nessa temática o auxílio atua como fomentador para novos trabalhos”, explicou.

O objetivo do auxílio é fomentar a pesquisa suprindo a necessidade de materiais para seu desenvolvimento. Ao final do contrato, todos os contemplados deverão prestar conta da correta utilização desses recursos, oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, o FUNDRHI. “Na minha pesquisa o auxílio permitirá a aquisição de materiais de consumo importantes para seu desenvolvimento, notadamente aqueles em que a universidade tem dificuldade/limitações orçamentárias em adquirir, e que outros órgãos financiadores de pesquisa limitam a aquisição”, afirmou José Carlos Arthur Junior.

Puderam participar da seleção pesquisadores e professores de instituições, universidades, escolas técnicas e fundações, públicas ou privadas sem fins lucrativos. As pesquisas receberão até 15 mil reais para seu desenvolvimento em um prazo de 12 meses. Agora, os selecionados serão convocados para a assinatura do instrumento que vai formalizar o apoio do Comitê.  Acesse aqui para conhecer os contemplados.

Ainda neste ano, um edital de auxílio financeiro a projetos de educação ambiental (08/2019) contemplou 14 iniciativas. Cada projeto foi habilitado para receber até 10 mil reais para seu desenvolvimento. Só no ano passado, o Comitê disponibilizou editais que somam um milhão e trezentos mil reais.

Para estruturar e potencializar os trabalhos futuros, o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA), instância do Comitê, vem trabalhando na elaboração do Plano de Educação Ambiental do Comitê Guandu/RJ. A ideia é criar um planejamento a partir dos Planos Municipais de Educação Ambiental dos municípios da RH-II. Para isso, os municípios estão sendo consultados.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br  

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter