RIO GUANDU  
   
   
 

O rio Guandu drena uma bacia com área de 1.385 Km² e é formado pelo rio Ribeirão das Lages, passando a se chamar rio Guandu a partir da confluência com o rio Santana. Seus principais afluentes são os rios dos Macacos, Santana, São Pedro, Poços/Queimados e Ipiranga. O seu curso final retificado leva o nome de canal do São Francisco. Todo seu percurso, até a foz, totaliza 48 Km.

 

O Guandu se divide em dois braços, sendo que em ambos há barragens pertencentes a CEDAE. Unida ao braço leste, encontra-se a lagoa do Guandu. Nela, desembocam os rios dos Poços/Queimados e Ipiranga.

 

A jusante da ilha da CEDAE, o Guandu atravessa um pequeno trecho com leito pedregoso, formando uma corredeira. Depois toma rumo sudoeste e percorre cerca de 9 Km até adentrar ao canal de São Francisco, que segue por 15 Km até desaguar na Baía de Sepetiba.

 

Boa parte do Guandu vem de um importante manancial: o rio Paraíba do Sul. Na usina hidrelétrica da Light, a jusante de Santa Cecília, é feita a transposição da água, quando o Paraíba do Sul cede cerca de 60% de suas águas para o Guandu, através das canalizações forçadas das usinas. Essa transposição encontra as águas do rio Ribeirão das Lajes e desce para formar o Guandu e abastecer o Rio de Janeiro.

 
     
     
      
      
     
     
  Clique sobre as imagens para ampliar  
     
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter