Dando continuidade ao processo de elaboração de seu Programa Municipal de Educação Ambiental, foi a vez dos municípios de Paracambi, Piraí, Miguel Pereira e Itaguaí realizarem suas AUDIÊNCIAS PÚBLICAS do ProMEA. As Audiências, feitas em conjunto pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Guandu, pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), pelo Grupo Myr, e com o apoio das Prefeituras Municipais, fazem parte da etapa de consolidação do ProMEA e têm como objetivo apresentar a minuta final do decreto do Programa de Educação Ambiental para análise e validação, ampliando a participação social de toda a população e de setores interessados na discussão.

Paracambi realizou sua Audiência no dia 9 de maio; Miguel Pereira no dia 10; Piraí em 13 de maio; e Itaguaí, dia 14. Todos os eventos foram conduzidos pela equipe do Grupo MYR, que fez um apanhado sobre o projeto até chegar a esta etapa, mostrando como se deu o funcionamento da Consulta Pública, realizada durante trinta dias para que a população pudesse apontar suas demandas e necessidades no âmbito municipal para a educação ambiental. Em seguida, a Equipe MYR apresentou alguns apontamentos que surgiram na Consulta Pública. Após esse momento, os participantes puderam fazer novos apontamentos e observações ao ProMEA.

Em todos os eventos já realizados, a MYR vem reforçando que o ProMEA não se encerra agora, afirmando que a educação ambiental deve ser um processo continuo e que o documento é orientador para ações nos municípios que deve ser sempre revisto e acompanhado para fins de ICMS Ecológico.

Próximas Audiências Públicas – As próximas Audiência Públicas já estão agendadas. Confira datas, horários e locais:

Engenheiro Paulo de Frontin – dia 15 de maio, às 14 horas. Local: Câmara Municipal dos Vereadores. Praça Nelsom Sales, 27 – Centro, Eng. Paulo de Frontin.

Mendes – 16 de maio, às 9 horas. Local: Espaço Cultural SICOOB – Avenida Júlio Braga, n° 20 – centro – Mendes/RJ

Japeri – dia 17 de maio, às Local: Câmara Municipal de Japeri, Rua Francisco Antônio Russo, nº 79, Engenheiro Pedreira.

Nova Iguaçu – dia 20 de maio, as 8h30 e as 14h. Local: Casa do Professor

Seropédica – dia 22 de maio, às 14 horas. Local: Câmara Municipal de Seropédica. Av. Ministro Fernando Costa, 754 – Centro.

Queimados – dia 23 de maio, às 14 horas. Local: Câmara Municipal de Vereadores. Endereço: Camarim, 193 – Vila do Tinguá, Queimados.

Para reforçar esse processo de busca pela consolidação da educação ambiental como vetor de transformações positivas na Bacia do Guandu e propiciar a segurança hídrica da região com a recuperação da qualidade e quantidade da água, é importante a implantação do Plano de Educação Ambiental (PEA) da Região Hidrográfica II – Guandu/RJ. E essa é a próxima fase rumo à consolidação da Educação Ambiental na Bacia do Guandu.

O PEA será desenvolvido com base na consolidação das ações previstas nos ProMEAs Guandu e incluirá as que constam nos programas dos municípios de Vassouras e Rio de Janeiro. Todo o processo de construção do PEA Guandu será coletivo e participativo e deverá ser acompanhado e discutido pelas instâncias do Comitê Guandu-RJ, até sua aprovação final em reunião Plenária.