As ações do Comitê Guandu-RJ estão em destaque na Semana do Meio Ambiente de Vassouras. Aberta nessa segunda-feira (3), a programação segue até a próxima sexta e é organizada em uma parceria da Prefeitura com a Universidade de Vassouras e apoio do Comitê. Durante o mês de junho, cujo Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5, o Colegiado estará participando de outros eventos que visam a conscientização das pessoas sobre a importância da preservação da natureza, mostrando também seus projetos e programas em busca de água limpa e abundante para todos.

Com o objetivo de estimular a conscientização ambiental e estabelecer parcerias colaborativas, a Semana é voltada principalmente para os alunos da rede municipal de Educação e da UniVassouras, e conta com palestras, visitas guiadas e outras atividades, inclusive um encontro com produtores rurais de Massambará. A estimativa é que durante toda a programação cerca de 400 pessoas participem das atividades.

Já nessa segunda-feira, alunos assistiram a uma palestra sobre a “Intervenção do homem no meio ambiente”, que aconteceu no auditório da Prefeitura. Eles também receberam materiais informativos sobre a atuação do Comitê Guandu na Região Hidrográfica II, da qual o município de Vassouras está inserido.

Por meio de folders e da Revista Guandu de 2024, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre o papel do Colegiado e os impactos dos investimentos no território com histórias de personagens beneficiados por iniciativas nos 15 municípios na bacia dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim, uma das áreas mais importantes para o abastecimento, ecossistema e desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro.

“Durante toda a programação estamos falando sobre a importância do cuidado com rios e destacamos o Paraíba do Sul e o Guandu, ressaltando o trabalho que o Comitê faz com seus programas e projetos. Também estamos distribuindo o material de divulgação para que os participantes vejam as ações e os impactos positivos ao meio ambiente”, destacou a representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vassouras, Nicole Fraguas, que também representa o município como membro do Comitê Guandu.

A programação conta, ainda, com a participação da diretora de Restauração Ambiental do Comitê, Cristiane Pereira, representante da UniVassouras, onde acontecem algumas atividades com a temática água e biodiesel, além de uma oficina de sabão e detergente (confira toda a programação no Instagram da Prefeitura de Vassouras @vassourasprefs).

Entre as várias ações já desenvolvidas pelo Comitê Guandu na RH II está por exemplo o programa Produtores de Águas e Florestas (PAF), realizado pelo Colegiado há 16 anos, inclusive com propriedades atendidas em Vassouras, além dos Planos Municipais de Mata Atlântica (PMMAs) e os Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEAs), que fizeram um diagnóstico individual de cada município e resultaram no Plano Diretor Florestal para a Bacia do Guandu e o Plano de Educação Ambiental da Região Hidrográfica II.

Outro destaque do Comitê é o Sanear Guandu, maior projeto de execução de obras de esgotamento sanitário em áreas não urbanas do país. O programa já investiu mais de R$ 32 milhões em 13 municípios contemplados, com 4.060 domicílios atendidos, num total de 22.080 pessoas beneficiadas, principalmente com soluções individuais, como biodigestores.

Outras participações – Ainda neste mês, conhecido como “Junho Verde”, o Comitê Guandu estará em outros eventos que visam a conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente, entre eles um palestra, no próximo dia 17, para os colaboradores das lojas Renner sobre Educação Ambiental, com destaque à preservação dos rios e os danos causados pelo descarte indevido de lixo em suas margens.

Na agenda do Colegiado também está a participação na “Exposição de Ciências” de Seropédica, em comemoração ao mês do Meio Ambiente.  Entre os dias 18 e 20, o Comitê estará presente no evento, que será no estacionamento do Posto de Saúde do KM 49, mostrando as suas ações não só em prol do município. A organização é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semas).