Monitoramento

O monitoramento hidrometeorológico trata do acompanhamento dos ramos do ciclo da água na superfície e na atmosfera. O gerenciamento desses dados inclui ações de coleta, tratamento, armazenamento, recuperação e disponibilização de informações históricas acerca das condições atmosféricas e vazão de rios. O processo é realizado por uma rede de estações hidrométricas, divididas em estações pluviométricas e fluviométricas, além de estações meteorológicas.

Esse monitoramento constitui uma das etapas fundamentais para a elaboração de planos de recursos hídricos, enquadramento dos corpos d’água, outorga dos direitos de uso da água, cobrança pelos usos, dentre outros instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos.

Atualmente, o órgão responsável pelo monitoramento é o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O processo reúne informações quantitativas e qualitativas.

O monitoramento quantitativo das bacias hidrográficas inclui o acompanhamento e registro da quantidade de chuva, dos níveis de águas dos rios, da radiação solar, da temperatura, da umidade, dos ventos, entre outros parâmetros. Este controle deve ser contínuo, pois é de extrema importância para os órgãos gestores de recursos hídricos, tanto na prevenção e controle de inundações quanto na avaliação da disponibilidade de água na região. Clique aqui para saber mais.

Já o monitoramento de qualidade é um importante instrumento de gestão ambiental e consiste em analisar as condições das águas, o sedimento e a biota distribuídos em rios, baías, lagoas e reservatórios do Estado. O acompanhamento fornece informações necessárias para o manejo adequado desses ecossistemas aquáticos, possibilitando melhor compreensão do ambiente e eficaz alocação de investimentos e ações. Este levantamento é destinado à comunidade científica, ao público em geral e, principalmente, às diversas instâncias decisórias. Clique aqui e saiba como é feito esse monitoramento e acompanhe os boletins de qualidade das águas aqui.

Além do INEA, a Agência Nacional de Águas (ANA) também disponibiliza dados hidrometeorológicos de todo o país no Portal HidroWeb.

Situação dos reservatórios

O monitoramento dos reservatórios, como instrumento de gestão dos recursos hídricos, consiste em realizar o acompanhamento dos seus níveis de água e das vazões afluentes e efluentes aos mesmos, servindo de suporte para a tomada de decisões sobre a sua operação, de forma a permitir o uso múltiplo dos recursos hídricos.

A Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) realizou estudos que contemplam a situação e operação dos reservatórios da Região Hidrográfica II, disponíveis para consulta nos links abaixo:

Relatório Técnico – Bacia do Rio Paraíba do Sul – Subsídios às ações de melhoria da Gestão 2011
Relatório Técnico sobre a situação dos Reservatórios com subsídios às ações de melhoria da Gestão na Bacia do Rio Paraíba do Sul 2010

Monitoramento ANA e ONS
Inaugurada em 2009, a Sala de Situação da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) monitora e analisa a evolução das chuvas, dos níveis e da vazão dos principais rios, reservatórios e bacias hidrográficas. Todas as informações são compartilhadas por meio de boletins e de sistemas de monitoramento, servindo de suporte para a decisão das autoridades responsáveis pela gestão de eventos hidrológicos críticos no País. Assim, a ANA participa do planejamento e promove ações destinadas à prevenção e redução dos efeitos das secas e inundações no Brasil.

Os boletins da ANA e os relatórios emitidos pelo ONS podem ser acessados em:

Relatórios do ONS

 Além dos boletins, a ANA criou, em 2013, o Sistema de Acompanhamento dos Reservatórios (SAR) com o intuito de reunir e organizar os dados operativos dos principais reservatórios do Brasil. O sistema consiste em uma plataforma web que permite, de maneira simples, o acompanhamento da operação dos reservatórios.

O Sistema está dividido em 3 módulos:
(i) Sistema Interligado Nacional – SIN;
(ii) Nordeste e Semiárido; e

(iii) Outros Sistemas Hídricos.

O SAR pode ser acessado através do Link: https://www.ana.gov.br/sar/

 

SIGA GUANDU

O projeto SIGA-Guandu – Sistema Integrado de Gestão das Águas , tem como objetivo principal auxiliar a tomada de decisão no processo de gestão através de um conjunto de soluções que subsidiem o monitoramento e acompanhamento dos dados das estações hidrológicas e meteorológicas, facilitem a criação e atualização de dados sobre as Bacias e possibilite a divulgação de informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos.

Na “Sala de Situação” é possível acompanhar a vazão e nível dos reservatórios e dos pontos de monitoramento das Bacias Hidrográficas. Estas informações são atualizadas diariamente, de modo automático, na medida em que os dados são publicados pela ANA – Agência Nacional de Águas. Estão disponíveis nesta área, também, os relatórios diários e semanais dos reservatórios, um link para acessar outros dados de telemetria na página web da ANA – Agência Nacional de Águas, informações de previsão do tempo para cada município da bacia e outros links importantes.

a seção “Balanço Hídrico” estão disponibilizadas informações sobre a quantidade e qualidade da água, assim como a identificação dos trechos de rios que compõem as bacias hidrográficas.

Na seção “Observatório” estão disponibilizados informações e indicadores sobre os municípios e sobre toda a bacia de forma simples e intuitiva. Para verificar a lista de informações disponíveis, o usuário poderá definir os níveis de consulta a partir de um Município, Comitê, Estado ou Bacia.

Ao clicar sobre o botão “SIGA WEB”, o usuário será direcionado para um Sistema de Informações Geográficas Web das Bacias Hidrográfica, onde terá acesso a um banco de dados espaciais com grande volume de dados sobre a bacia. Neste sistema, o usuário poderá escolher entre as camadas (layers) disponibilizadas para baixar em formato ESRI shapefile (*.shp) ou Google KML.

ACESSE O SIGA-GUANDU