O Comitê Guandu-RJ participará na próxima quinta-feira (31) do primeiro Blue Economy RIO Summit, durante o evento Rio-Green Latin America 2024, na Marina da Gloria do Rio de Janeiro. O evento, que segue na sexta (1⁰), reunirá palestrantes nacionais e internacionais, que discutirão temas relevantes no cenário da Economia Azul, entre eles saneamento e planejamento espacial marinho. As inscrições são gratuitas.

Os “Desafios para gestão em baías” será a primeira discussão do Palco Alternativo – Stande, das 13h às 14h, e contará com a participação de representantes dos comitês Guandu, Baía da Ilha Grande e Baía de Guanabara, que vão falar do trabalho desenvolvido pelos três Colegiados pela proteção desses biomas.

O foco do Comitê Guandu será a Baía de Sepetiba, localizada na Região Hidrográfica II, onde o Colegiado desenvolve programas importantes como o Sanear Guandu, que  contribui para reduzir a carga de poluição despejada nessa baía. O diretor geral mostrará os avanços do programa.

O Sanear Guandu é o maior projeto de execução de obras de esgotamento sanitário em áreas não urbanas do país. Já são mais de R$ 32 milhões investidos na RH II, se aproximando de 13 municípios e cerca de 5 mil domicílios atendidos gratuitamente com soluções individuais, como biodigestores. O programa já está em fase de ampliação e pretende atender 100% das áreas rurais e periurbanas da RH II até 2026. Um novo processo de seleção de localidades inscritas pelas prefeituras está em andamento. Além de ficar no esgotamento, a segunda fase do Sanear também foca nos resíduos sólidos, visando o fim dos lixões na Bacia do Guandu.

O Blue Economy RIO Summit é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro e do Green Rio. O secretário Bernardo Rossi é um dos participantes. Ele estará na abertura do Auditório Azul, às 14h.

O maior projeto ambiental fluminense, que é a recuperação da Baía de Guanabara, constará do primeiro dia do Blue Economy RIO Summit.

Estreando como evento internacional, o summit contará com palestrantes da Austrália, Bélgica, França, Portugal e Suécia.

Representantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é também estarão no Blue Economy RIO Summit quando entregarão pessoalmente um estudo com as principais recomendações para a Metrópole do Rio de Janeiro se tornar uma verdadeira potência da Economia Azul, unindo sustentabilidade e preservação ambiental a desenvolvimento econômico e geração de trabalho e renda.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.greenrio.com.br, onde também é possível conferir toda a programação.