O processo eleitoral do Comitê Guandu-RJ recebeu 51 inscrições de interessados em compor o novo mandato do plenário do próximo triênio, de fevereiro de 2026 a fevereiro de 2029. São 42 vagas divididas em três grupos: “usuários de água”, “sociedade civil” e “poder público”. A lista de inscritos já foi publicada (confira no link abaixo) e agora será feita a avaliação de acordo com as exigências do edital para a definição dos habilitados, cujo resultado está previsto para o dia 27 de outubro de 2025.
As etapas do processo que renovará a composição do Colegiado são acompanhadas por uma comissão eleitoral, e a posse acontecerá na 1ª Reunião Plenária de 2026, prevista para 26 de fevereiro. São 14 vagas para “usuários de água”, outras 14 para a “sociedade civil”, e o mesmo quantitativo para órgãos do governo. Em todas elas, além dos representantes, serão escolhidos os respectivos suplentes.
Após a etapa de habilitação, os candidatos vão participar de fóruns de segmento para a disputa eleitoral. A participação na diretoria do Colegiado será realizada por inscrições de chapas, compostas por seis membros, dois de cada segmento. Os habilitados terão direito de votar e serem votados no fórum para o preenchimento das vagas do seu segmento, mas é importante que todos sigam outras determinações previstas no edital, que garantam sua participação.
Órgão colegiado, o Comitê que propõe uma gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, a fim de levar água limpa e abundante a moradores de 15 municípios da Região Hidrográfica II no estado do Rio de Janeiro. A área de atuação do Comitê compreende em Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Paracambi, Queimados e Seropédica em suas totalidades e parcialmente os municípios de Barra do Piraí, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Piraí, Rio Claro, Rio de Janeiro e Vassouras.
Dúvidas sobre o processo eleitoral podem ser enviadas ao e-mail guandu@agevap.org.br.