O Programa Produtores de Água e Floresta (PAF) deu início a uma nova etapa: a assinatura dos contratos com os proprietários rurais habilitados no edital. Esse é o momento que oficializa a parceria entre o programa e os produtores rurais, garantindo o apoio técnico e financeiro para que cada projeto executivo se torne realidade em campo.
Foram 140 propriedades inscritas, das quais 127 foram habilitadas. Cada uma delas carrega potencial para transformar a paisagem rural, fortalecer a produção sustentável e conservar recursos naturais essenciais.
Com 15 anos de atuação, o Programa Produtores de Água e Floresta (PAF) amplia sua área de atuação nesta nova fase com ações nos municípios de Rio Claro, Miguel Pereira, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin e Vassouras — todos inseridos na Região Hidrográfica II.
Após o processo de mobilização dos proprietários, análise de documentos e elaboração dos pré-projetos, as propriedades contempladas agora avançam para a fase de implantação das práticas conservacionistas. Ainda em andamento, cada contrato assinado representa um acordo de cooperação entre o programa e o produtor rural, que inclui o apoio técnico da equipe e também financeiro oferecido pelo PAF por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), iniciativa pioneira no estado.
Práticas como a restauração florestal, o manejo sustentável e as ações de conservação do solo e da água, serão aplicadas em propriedades distribuídas entre os municípios de atuação do programa na Região Hidrográfica II de acordo com as definições realizadas no pré-projeto de cada propriedade.
“Com 125 propriedades habilitadas e mais de 200 nascentes registradas nesses territórios, o PAF reafirma seu compromisso de fortalecer o meio rural e contribuir para a proteção dos recursos hídricos em sua área de atuação. Mais do que um contrato, essa etapa simboliza uma parceria resultante do diálogo com quem vive e cuida da terra!”, disse o gestor do programa, Gabriel dos Santos Aguiar.
O Programa Produtores de Água e Floresta é uma iniciativa do Comitê Guandu, realizada pela AGEVAP, com recursos provenientes da cobrança pelo uso da água na Região Hidrográfica II.
Acompanhe as atualizações e novidades no perfil oficial do programa:
📲 Instagram: @paf_aguaefloresta












