A Semana do Meio Ambiente será marcada pelo “Encontro Ambiental do Comitê Guandu-RJ”, que acontece no próximo dia 06 de junho, a partir das 13h30, no anfiteatro Gustavo Dutra (Gustavão), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Durante a tarde da próxima terça-feira, os participantes vão acompanhar os lançamentos da campanha “Fiscal das Queimadas” e da “Revista Guandu”, além da exibição de vídeos do concurso ambiental e cultural “Cine Guandu”. Na ocasião, também serão premiados os universitários que fizeram as três produções escolhidas, cujas as primeira, segunda e terceira colocações foram definidas em votação popular pelas redes sociais do Comitê. 

Já está disponível também nas redes sociais do Colegiado, a campanha Fiscal das Queimadas chega a sua segunda edição. Durante o evento ocorrerá o lançamento oficial com uma palestra com o capitão bombeiro militar, Marcus Souza, do 1º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros-RJ. Especialista em salvamento em altura e prevenção e combate a incêndio florestal, ele falará principalmente sobre os cuidados para evitar as queimadas.

Com a chegada de um dos períodos mais críticos para a ocorrência de incêndios em vegetações, atrelado também aos festejos dos meses de junho e julho e a soltura criminosa de balões, por exemplo, aumenta o alerta dado pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. “A situação se agrava durante o período de estiagem, de maio a outubro, quando as condições atmosféricas, como a baixa umidade relativa do ar e a temperatura característica do período, favorecem os incêndios florestais por conta da vegetação mais seca”, informou a assessoria da Corporação.

Durante os próximos meses, vídeos e outras mídias com alertas contra as queimadas serão divulgados, reforçando a luta do Colegiado e de parceiros, que podem reforçar a campanha, pela preservação do principal bioma do estado do Rio de Janeiro, indispensável à segurança hídrica.

A primeira edição da campanha “Fiscal das Queimadas” e outras ações do Plano Associativo de Combate, Prevenção e Mitigação de Incêndios Florestais, do Comitê, são destaques também na “Revista Guandu”, que será apresentada e distribuída no evento.

A proposta da Revista, segundo o Colegiado, é ser uma fonte de informação para além dos seus membros, com distribuição também em vários órgãos e eventos que tratem sobre recursos hídricos e meio ambiente de forma geral.

Por meio de reportagens inéditas, o Comitê dá visibilidade a histórias de protagonismo daqueles que trabalham por uma melhor qualidade de água na região hidrográfica, formada pelos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim.

Entre os assuntos abordados na publicação programas importantes como o Sanear Guandu e o Produtores de Águas e Florestas (PAF), este último trazendo o (Re) Floresta como uma novidade, além dos Planos Municipais de Mata Atlântica (PMMA) e os Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEAs).

Na Revista, projetos como o “Amigos do Guandu” e o próprio “Cine Guandu” também ganham destaque. Durante o evento da próxima terça, os presentes no Gustavão poderão assistir os vídeos premiados no concurso. Em primeiro lugar ficou o intitulado de “Água em todos os lugares: Importância da Gestão participativa e democrática”; em segundo “A importância do Rio Guandu para a cidade de Seropédica”; e em terceiro a produção intitulada de “O Caminho da Geosmina”.

Os grupos receberão troféus ou medalhas no “Encontro Ambiental do Comitê Guandu”, além de notebook para cada integrante que conquistou o primeiro lugar; tabletes para os que ficaram na segunda colocação; e aparelhos celulares aos da terceira posição.