Reforçando as ações do seu Plano Associativo de Combate, Prevenção e Mitigação de Incêndios Florestais, o Comitê Guandu-RJ realiza nesta segunda-feira (14), em parceria com o Programa Estadual Operação Fumaça Zero, a aula teórica inaugural de uma capacitação para brigadas contra incêndios florestais, reunindo agentes da Região Hidrográfica II (RH II). O evento acontece de 8h às 17h no anfiteatro Gustavo Dutra (Gustavão), na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
A capacitação conta também com aulas práticas que acontecerão até o dia 17 de julho na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Paracambi, na Estrada do Areal. A expectativa é de que participem cerca de 150 representantes das prefeituras de Barra do Piraí, Japeri, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Piraí, Rio Claro, Seropédica e Vassouras, além de instituições como Colégio Técnico UFRRJ (CTUR), ICMBio, da Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Estado do Rio de Janeiro (APEFERJ), da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE) e a Defensores do Planeta. Os profissionais serão divididos em três turmas para as atividades práticas.
Coordenado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), o Programa Operação Fumaça Zero visa justamente contribuir para prevenção e combate a queimadas no estado do Rio de Janeiro, especialmente durante o período de estiagem, de maio a setembro. A iniciativa envolve capacitação, como a que será aplicada em parceria com o Comitê Guandu, além de monitoramento, educação ambiental e ações de fiscalização.
A capacitação é um desdobramento do “Workshop Queimadas”, organizado pelo Comitê Guandu, que aconteceu em março deste ano e reuniu representantes governamentais, da sociedade civil que atuam nesta agenda, e também organizações públicas que trabalham contra as queimadas na Região Hidrográfica II (RH II). Na ocasião, houve troca de informações e articulações para entender as demandas e as propostas direcionadas à pauta, sendo sugerida a qualificação em parceria com a Operação Fumaça Zero.
A exemplo do que aconteceu em 2022, quando prefeituras da RH II receberam do Colegiado a doação de Equipamentos de Proteção Individuas (EPIs) e outros materiais contra incêndios florestais, uma das propostas sugeridas durante o “Workshop Queimadas” foi seguir a mesma linha de investimentos. A ideia com o encontro foi definir junto, aos participantes, como serão aplicados os R$ 5 milhões disponíveis na Programação Anual de Atividades e Desembolso (PAAD) do Comitê de 2025 voltados ao combate das queimadas, estando condicionada como importante, aos municípios e órgãos interessados em pleitear os recursos, a participação no treinamento realizado agora. Também em 2022, uma capacitação semelhante foi ofertada em parceria com o Corpo de Bombeiros-RJ e a UFRRJ.
A iniciativa desta segunda-feira também evidencia mais uma edição da Campanha Fiscal das Queimadas, promovida pelo Comitê Guandu com parceiros da RH II, que traz neste período do ano alertas contra os incêndios florestais, principalmente por se tratar do inverno uma época mais seca e propícia às queimadas, agravadas pelos festejos juninos.
O diretor-geral do Comitê Guandu e representante da Cedae, o engenheiro florestal Elton Luis Abel, destaca que a campanha, os treinamentos e o workshops fazem parte de um esforço mais amplo do Colegiado para fortalecer a gestão ambiental na região e proteger a bacia hidrográfica, responsável por abastecer cerca de 9 milhões de pessoas no estado do Rio de Janeiro.
“É Importante unir diversos atores para a gente poder fortalecer a prevenção e o combate aos incêndios florestais na nossa bacia, criar mais sinergia, integração, conscientização e uma educação ambiental mais efetiva contra as queimadas”, ressalta Elton Abel.