Elaboração dos projetos básicos de esgotamento sanitário

Descrição: O Comitê Guandu-RJ, através da CEDAE, elaborou e entregou oito projetos básicos de esgotamento sanitário dos municípios de Paracambi, Queimados, Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Piraí, Seropédica, Itaguaí e Miguel Pereira.

Trata-se do projeto de um conjunto de infraestruturas, equipamentos e serviços com o objetivo de coletar e tratar os esgotos domésticos e com isso evitar a proliferação de doenças e a poluição de corpos hídricos após seu lançamento na natureza.
O objetivo é fazer a complementação do sistema de esgotamento sanitário com coleta, transporte e tratamento de efluentes em áreas onde está prevista expansão demográfica decorrente do Arco Rodoviário Metropolitano e de potenciais polos turísticos da RH II.

A elaboração dos projetos foi descentralizada por meio de Termos de Cooperação Técnica entre CEDAE, Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e o Comitê Guandu-RJ. O projeto constitui importante passo em direção à qualidade de vida atual e futura dos habitantes da região, beneficiando também a atividade turística do estado do Rio de Janeiro.