Projeto Minas D’Água

Vencedor do Prêmio Ana em 2014, o projeto Minas D’água tem origem no Plano Estratégico de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, Guandu-Mirim e da Guarda – PERH que identificou, em muitas comunidades, a utilização de minas d’água como fonte complementar de abastecimento e, em algumas situações, como único manancial de abastecimento. Iniciado em 2012, o programa realizou a identificação de mananciais em 15 municípios inseridos na bacia.

Após identificadas, foram observadas as condições ambientais do entorno das minas, utilizando-se uma abordagem socioambiental. O objetivo foi avaliar as condições ambientais do entorno desses mananciais e, a partir do diagnóstico ambiental e sanitário, desenvolver propostas de mitigação dos problemas para três minas de cada município, escolhidas mediante o grau de importância por conta do uso pelas comunidades locais.

Foto 1 – D[ecio Tubs e Julio César Antunes, então Diretores do Comitê Guandu-RJ, na cerimônia do prêmio Ana em Brasília (2014)

Habilidades

Postado em

23 de novembro de 2021