O Comitê Guandu-RJ irá disponibilizar a partir de setembro, a membros do Colegiado e gestores públicos municipais da bacia, o processo formativo “Indicadores de Políticas Públicas de Educação Ambiental” do MonitoraEA, um sistema construído e aplicado pela ANPPEA- Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental. O objetivo é contribuir para o fortalecimento de políticas públicas de educação ambiental de transição para sociedades sustentáveis.

A iniciativa partiu do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental do Comitê Guandu-RJ e faz parte de uma estruturação prevista no Plano Estratégico de Recursos Hídricos, que paralelamente, está elaborando o Plano de Educação Ambiental da Bacia, com ênfase em recursos hídricos. A formação visa promover diálogos e interação interinstitucional potencializando as políticas públicas de educação ambiental nas bacias hidrográficas dos rios Guandu, do Guarda e Guandu-Mirim; identificar, monitorar e avaliar políticas públicas de educação ambiental nas bacias hidrográficas dos rios Guandu, do Guarda e Guandu-Mirim; e contribuir para a construção de conhecimentos sobre monitoramento, avaliação e indicadores de políticas públicas de educação ambiental por meio do Sistema MonitoraEA.

Serão disponibilizadas quatro turmas, sendo que a primeira será exclusiva para membros do Colegiado, e outras três para gestores municipais. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com os critérios estabelecidos pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental.

A ANPPEA por meio de seu conjunto de indicadores e plataforma, elementos que formam o Sistema MonitoraEA, é oficialmente reconhecida pelo ProNEA – Programa Nacional de Educação Ambiental (2018), a partir da linha e estratégia de ação nº 5 – Monitoramento e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos de Educação Ambiental, e traz para dentro do Comitê Guandu-RJ um processo formativo com conteúdo programático teórico-prático referente às políticas públicas e suas dimensões de análises, além de indicadores, monitoramento, avaliação de políticas públicas multicêntricas de Educação Ambiental e a ferramenta tecnológica de análises espaciais. A formação será composta de encontro síncronos e atividades assíncronas, que totalizam 48 horas de curso. Só serão certificados pela ANPEEA os alunos que efetivamente participarem de todas as aulas e atividades, sem exceções.

A partir da próxima semana, o Comitê irá disponibilizar um cadastro de intenção online para a primeira turma, só para membros do Comitê. A primeira turma terá a formação iniciada já em setembro.

MonitoraAE

O Sistema Brasileiro MonitoraEA foi construído pela ANPPEA- Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental, a partir de sua secretaria executiva, composta pelo FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental; Laboratório de Educação e Política Ambiental da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (OCA/ESALQ/USP); pelo Instituto Engajados e o Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Indicadores para a Sustentabilidade, da Coordenação Geral de Ciências da Terra, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (LADIS/CGCT/INPE).

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br  

Formação será voltada para membros do Colegiado e gestores públicos municipais da Bacia