Está disponível até o dia 6 de setembro o formulário online de cadastro para as inscrições no processo formativo “Indicadores de Políticas Públicas de Educação Ambiental do MonitoraEA”, da ANPPEA- Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental, disponibilizado gratuitamente pelo Comitê Guandu-RJ. O objetivo é contribuir para o fortalecimento de políticas públicas de educação ambiental de transição para sociedades sustentáveis. Esta primeira turma é exclusiva para membros do colegiado. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com os critérios estabelecidos pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental.

As atividades pedagógicas do processo formativo serão desenvolvidas através de encontros síncronos (pela plataforma do Zoom), e em atividades assíncronas (entre um encontro no Zoom e outro). Ao todo, serão cinco encontros de 4 horas/atividades no horário das 14h às 18h, com coordenação e mediação da equipe da ANPPEA. O processo formativo tem uma carga horária total de 48 horas.

Segundo o plano de trabalho enviado pela FUNBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, as atividades que vão capacitar os atores para atuar no campo das políticas públicas implica em formação, diálogos de saberes, tecnologias, comunicação, articulação institucional, socialização de informações entre outros elementos que estimulem a inovação social, o compromisso de todos para assumir a responsabilidade compartilhada e qualificada entre governo e sociedade, além da consolidação das políticas em seus estágios de formulação, implementação, avaliação e monitoramento. Para isso, o processo formativo proposto traz o conteúdo programático teórico-prático referente às políticas públicas e suas dimensões de análises, além de indicadores, monitoramento, avaliação de políticas públicas multicêntricas de Educação Ambiental e a ferramenta tecnológica de análises espaciais – MonitoraEA.

O Sistema Brasileiro MonitoraEA foi construído pela ANPPEA- Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental, a partir de sua secretaria executiva, composta pelo FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental; Laboratório de Educação e Política Ambiental da Escola Superior de Agricultura

Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (OCA/ESALQ/USP); pelo Instituto Engajados e o Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Indicadores para a Sustentabilidade, da Coordenação Geral de Ciências da Terra, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (LADIS/CGCT/INPE).

A turma terá no mínimo quinze e no máximo quarenta participantes. Como esta primeira turma é exclusiva para membros do Colegiado, o formulário para o cadastro de intenções foi enviado por e-mail para os representantes das instituições no Comitê Guandu-RJ. Os interessados devem preencher o formulário online até o dia 6 de setembro de 2021. A formação irá começar no dia 15 de setembro.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br 

Primeira turma é exclusiva para membros do Comitê Guandu-RJ