O Comitê Guandu-RJ está disponibilizando o processo formativo “Indicadores de Políticas Públicas de Educação Ambiental” do MonitoraEA, um sistema construído e aplicado pela ANPPEA- Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental. O objetivo é contribuir para o fortalecimento de políticas públicas de educação ambiental de transição para sociedades sustentáveis na bacia que abastece nove milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Nesta primeira turma o público prioritário são as organizações membro do colegiado, porém, representantes de organizações que não fazem parte do Comitê também podem realizar o cadastro e concorrer a uma das vagas. O cadastro se encerra dia 6 e o curso terá início em 15 de setembro.

A iniciativa partiu do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental do Comitê Guandu-RJ e faz parte de uma estruturação prevista no Plano Estratégico de Recursos Hídricos, que paralelamente, está elaborando o Plano de Educação Ambiental da Bacia, com ênfase em recursos hídricos. A formação visa promover diálogos e interação interinstitucional potencializando as políticas públicas de educação ambiental nas bacias hidrográficas dos rios Guandu, do Guarda e Guandu-Mirim; identificar, monitorar e avaliar políticas públicas de educação ambiental nas bacias hidrográficas dos rios Guandu, do Guarda e Guandu-Mirim; e contribuir para a construção de conhecimentos sobre monitoramento, avaliação e indicadores de políticas públicas de educação ambiental por meio do Sistema MonitoraEA.

Serão disponibilizadas quatro turmas, sendo que a primeira, com início no próximo dia 15, será para membros do Colegiado e organizações da bacia. A outras três turmas terão como público alvo gestores municipais das cidades de Itaguaí, Seropédica, Queimados, Japeri, Nova Iguaçu, Paracambi, Rio de Janeiro, Piraí, Rio Claro, Mangaratiba, Mendes, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira e Vassouras – municípios integrantes da bacia. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com os critérios estabelecidos pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental.

As atividades pedagógicas do processo formativo serão desenvolvidas através de encontros síncronos (pela plataforma do Zoom), e em atividades assíncronas (entre um encontro no Zoom e outro). As atividades seguirão o cronograma abaixo: 

Diálogos Preparatórios (via WhatsApp): de 15 a 22/09 

Encontro 1: 24/09, de 14h às 18h 

Encontro 2: 01/10, de 14h às 18h 

Encontro 3: 15/10, de 14h às 18h 

Encontro 4: 22/10, de 14h às 18h 

Encontro 5: 05/11, de 14h às 18h   

O processo formativo tem uma carga horária total de 48 horas. Só serão certificados àqueles que participarem de todas as atividades, ou seja, 100% da programação. Por isso é importante que só se candidate às vagas aquele que tem disponibilidade. Para que o conteúdo atinja seu objetivo, é importante também que o cadastrado atue em políticas e/ou ações na área de educação ambiental. 

O Sistema Brasileiro MonitoraEA foi construído pela ANPPEA- Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental, a partir de sua secretaria executiva, composta pelo FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental; Laboratório de Educação e Política Ambiental da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (OCA/ESALQ/USP); pelo Instituto Engajados e o Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Indicadores para a Sustentabilidade, da Coordenação Geral de Ciências da Terra, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (LADIS/CGCT/INPE).

O cadastro está disponível neste link.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br