O Comitê Guandu-RJ realizou na manhã de hoje (21) uma audiência pública sobre a proposta da rede de monitoramento do projeto observatório da bacia. O objetivo do projeto é estruturar uma rede que sistematize e otimize a coleta de dados e de qualidade da água, para uma caracterização global da Região Hidrográfica. Através da rede, o Comitê poderá subsidiar órgãos e toda sociedade com informações sobre a água para abastecimento e até eventos extremos, como cheias que podem causar enchentes ou casos de estiagem. Participaram professores, pesquisadores, representantes da sociedade civil e órgãos dos governos estadual e municipais, além dos membros do Colegiado que puderam contribuir com o estudo.

O monitoramento hidrometereológico é o processo de medição e registro de parâmetros hídricos (rios, lagos, reservatórios) e meteorológicos (atmosfera) que ajuda a conhecer as características hídricas e climáticas e subsidiar ações e políticas de controle e uso dos recursos hídricos. O Comitê pretende implementar uma rede, complementado as estações já existentes, para ter informações completas sobre a qualidade e a quantidade da água da bacia que abastece cerca de nove milhões de pessoas na região metropolitana do Rio de Janeiro.

A rede proposta conta com 107 estações de Pluviometria, 85 estações de nível, 85 estações de vazão e 85 estações de qualidade da água. O monitoramento levará em consideração parâmetros físico-químicos, microbiológicos e nutrientes que vão permitir uma avaliação eficaz da qualidade da água.Os materiais do estudo estão disponíveis neste link: https://bit.ly/3INRi2m

A população pode enviar suas contribuições até o dia 7 de janeiro, para o e-mail rede_hidrom_rh2@envexengenharia.com.br

A expectativa é que a rede seja dimensionada até o primeiro semestre de 2022. Após a elaboração, o Comitê Guandu pretende contratar a sua implementação.