O município de Mendes sediará, no próximo dia 7 de julho, o primeiro Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Região Hidrográfica II de 2022, organizado pelo Comitê Guandu-RJ. O objetivo é envolvê-los cada vez mais na gestão das águas, apresentando projetos, recebendo demandas e construindo soluções nas áreas de recuperação florestal, combate a incêndios, saneamento e abastecimento, entre outros.

Previsto para acontecer, presencialmente, a partir das 14h, na sede do Cipec, na área central de Mendes, o evento contará com apresentações que visam o fortalecimento de ações nos municípios, com apoio do Comitê Guandu, para a preservação do meio ambiente e consequente geração de renda com aumento na arrecadação de ICMS Ecológico, o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e o turismo agroecológico. Temas que serão abordados durante o evento.

Coordenador do Grupo de Trabalho de Infraestrutura Verde do Comitê e engenheiro agrônomo da The Nature Conservancy, Hendrik Mansur, apresentará aos secretários as possibilidades ofertadas pelo programa Produtores de Água e Floresta (PAF) a partir da recuperação e preservação de áreas verdes.

O programa é mantido por meio do PSA, que já incentivou a conservação e recuperação de cerca de cinco mil hectares de Mata Atlântica e no pagamento de aproximadamente R$ 2,7 milhões aos produtores.

O Fórum prevê ainda a apresentação aos secretários dos critérios ambientais e as perspectivas de avaliação do ICMS Ecológico. Também serão debatidas pautas relacionadas à Educação Ambiental e à Agenda Rio 2030, que busca atualizar os conceitos de sustentabilidade, elaborando um grande plano de ação conjunta e colaborativa para 2030.

O Comitê Guandu tem investido em políticas públicas para que os municípios inseridos na bacia hidrográfica possam fomentar o desenvolvimento sustentável, aumentando também a sua arrecadação com o ICMS Ecológico. Entre elas, está a elaboração dos Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEA), inéditos para 13 dos 15 municípios da região, que resultarão no Plano de Educação Ambiental da Região Hidrográfica II – Guandu/RJ.

O Cipec de Mendes fica na Rua Maria Caetana, n° 460, Centro.