Municípios mobilizados pelo Comitê Guandu na elaboração dos Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEAs) estão recebendo, desde o mês passado, Oficinas Participativas de Diagnóstico. O objetivo é avançar, junto a representantes de 13 prefeituras, na construção dos programas que resultarão no Plano de Educação Ambiental da Região Hidrográfica II – Guandu/RJ, com foco em recursos hídricos.

Com o intuito de identificar as problemáticas socioambientais da região para fomentar as estratégias de desenvolvimento sustentável em cada município, as oficinas estão reunindo representantes das secretarias de Meio Ambiente, Cultura, Turismo e outros órgãos envolvidos na elaboração do programa.

Os encontros estão sendo organizados pelas mobilizadoras ambientais do ProMEA com participação dos atores sociais da região, e fazem parte da fase de Diagnóstico Social Participativo, que inclui, ainda, entrevistas com o grupo de acompanhamento, montado com integrantes das secretarias municipais. Estas ações compõem a segunda etapa de elaboração do programa.

Com as oficinas, estão sendo compreendidas as realidades e as atividades já executadas no âmbito das secretarias e da sociedade civil para traçar um perfil de que estágio está a educação ambiental de cada município, identificando as lacunas que podem ser preenchidas.

“Estas oficinas são vistas como o primeiro passo para traçar o perfil dos municípios e, com isso, começar o programa para repercutir a importância do equilíbrio ecossistêmico, dos direitos e deveres individuais e coletivos, relacionados ao meio ambiente, além de conhecer também a história socioambiental local”, destacou o Comunicador Social do programa, Murilo Marques.

Já receberam os encontros, os municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Mangaratiba, Itaguaí, Piraí, Queimados, Nova Iguaçu, Paracambi, Japeri e Seropédica. As próximas oficinas estão previstas para os dias 20 e 21 em Rio Claro, além do dia 22 em um segundo encontro em Nova Iguaçu. Uma data ainda está sendo definida para Barra do Piraí.

De todos os municípios da bacia do Guandu, somente Rio de Janeiro e Vassouras não estão recebendo as ações, porque já têm os seus programas elaborados. Mas, a intenção do Colegiado, é consolidar o Plano de Educação Ambiental, incluindo e levando em consideração os documentos destes dois municípios.

Com um investimento próprio do Comitê Guandu de aproximadamente 1,5 milhão de reais, o ProMEA da Região Hidrográfica II tem supervisão da Associação PróGestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) e é executado pela Myr Projetos Sustentáveis.

A expectativa é que até setembro de 2023 todo o trabalho de elaboração dos ProMEAs esteja concluído. Além da etapa de diagnóstico, também serão feitos os prognósticos e direcionamentos de como operacionalizar as ações previstas nos ProMEAs.

Próximas oficinas:

*Rio Claro

-20 de outubro

13h

Centro Cultural de Lídice.

-21 de outubro

13h

Endereço: Centro de Convenções Walma Pereira – Av. João Batista Portugal, 230 – Centro, Rio Claro.

*Nova Iguaçu

22 de Outubro

9h

Endereço: Casa do Professor – Avenida Abilio Augusto Távora, 1806, bairro da Luz.