Membros do Comitê Guandu-RJ que participaram de uma capacitação internacional sobre o Licenciamento e Controle Ambiental, focada em reuso de água, realizada por representantes da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), receberam os seus certificados de participação.

A capacitação é desdobramento do ACT com a Águas de Portugal, reconhecida internacionalmente por reunir uma série de iniciativas de inovações do ponto de vista de recursos hídricos e saneamento, desenvolvendo uma função estruturante no setor do ambiente em Portugal, tendo inclusive desenvolvido o “Projeto VIRA”, que foi condecorado com o The Water Reuse Europe Innovation Prize 2021.

Uma comitiva do Colegiado, acompanhada por integrantes da Secretaria e Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), esteve em junho do ano passado em uma missão técnica à Águas de Portugal (AdP), quando recebeu o treinamento.

A capacitação fez parte das atividades no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a troca de experiências e de práticas ambientais entre a Águas de Portugal, responsável pelo abastecimento de água e do saneamento de águas residuais no país, e o Comitê.

A visita foi vista como uma oportunidade para o Colegiado capacitar os seus membros sobre as inovações aplicadas pelo mundo na gestão das águas, indo ao encontro direto de duas agendas do Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Colegiado: a Agenda de Gestão Integrada de Recursos Hídricos e a de Saneamento.

A parte teórica da capacitação foi transmitida também de forma online aos membros com direito à emissão de certificações em capacitação sobre o Licenciamento e Controle Ambiental, focada em reuso de água. As certificações pela Águas de Portugal foram fornecidas aos membros participantes da capacitação, os quais também tiveram acesso ao material técnico e legal internacional sobre o tema

Equipe do Comitê Guandu durante a visita técnica em Portugal