Está marcada para a próxima terça-feira (28) a posse dos membros que farão parte do Comitê Guandu para o triênio fev/2023 a fev/2026. Escolhidos por meio de processo eleitoral, transparente e democrático, os novos integrantes vão assumir as suas vagas no decorrer da 1ª Reunião Ordinária de 2023 da Plenária do Comitê, que acontecerá em Nova Iguaçu, a partir da 13h30, porém no formato híbrido.
Na pauta, antes de serem empossados os novos membros, há ainda outras ações como, por exemplo, a apresentação do relatório de atividades desenvolvidas em 2022 pelo Comitê.
Presente à reunião, a Comissão Eleitoral fará uma apresentação, dando mais uma vez total transparência ao processo, como tem feito desde o lançamento do edital de convocação, ainda em dezembro. Todas as etapas puderam ser acompanhadas no site do Comitê Guandu-RJ. A divulgação também ocorreu externamente com a Comunicação Colegiado enviando as informações aos veículos de imprensa.
Sempre acompanhada de uma assessoria jurídica, a Comissão Eleitoral vem garantindo o cumprimento à risca do edital, inclusive desmontando qualquer tentativa de descredibilizar o processo eleitoral. Publicações equivocadas relataram que uma denúncia teria sido aceita pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o que não ocorreu. Um número para acompanhamento do caso normalmente é gerado e esse protocolo foi usado como numeração de um possível inquérito. Em poucos dias o próprio MPRJ arquivou o documento, indicando pela não aceitação da denúncia realizada.
Com a solenidade de posse na 1ª Reunião Ordinária de 2023 da Plenária, assumirão os 12 eleitos para as 14 vagas direcionadas aos Usuários de Água, sendo registrada vacância em duas titularidades. Também serão empossados os integrantes do segmento da Sociedade Civil, que ocuparam as 14 vagas de titulares, e os outros 14 eleitos representando os órgãos de Governo, assim como os suplentes destes dois segmentos.
Ainda na Plenária, ocorrerá a eleição e posse de chapa para a Diretoria Colegiada do Comitê Guandu para o triênio fev2023/fev2026. O prazo para entrar nesta disputa se encerra no dia 26/02/2023, até as 13h30. As chapas devem ser compostas por seis membros, dois de cada segmento. Os interessados devem preencher o formulário (Anexo 4), disponibilizado no site (confira o link abaixo).
Com o processo eleitoral concluso, está prevista também durante a Reunião Ordinária a apresentação e aprovação da Programação Anual de Atividades e Desembolso (PAAD), para o ano de 2023, e discussão de apoio do Comitê Guandu a eventos externos.
Para saber mais sobre o processo eleitoral basta seguir o caminho:
Site Comitê > Editais > Convocação do Processo Eleitoral do Comitê > Documentação Processo Eleitoral > 2023 ou clicar diretamente no link abaixo: