Iniciada em 2022, o Fiscal das Queimadas passou a reforçar as ações do Plano Associativo de Combate, Prevenção e Mitigação de Incêndios Florestais, do Comitê Guandu-RJ. A campanha usa de vídeos, releases e outras mídias com alertas contra os incêndios florestais que são divulgados, reforçando a luta do Colegiado e parceiros pela preservação do principal bioma do estado do Rio de Janeiro, indispensável à segurança hídrica.

Em seu terceiro ano, a Campanha acontece anualmente durante o inverno, período seco, que coincide também com os festejos juninos e segue até setembro. Além disso, em março deste ano foi realizado o “Workshop Queimadas” e este encontro reuniu cerca de 100 participantes. A ideia central foi definir junto, aos participantes, como poderia ser investido os R$ 5 milhões disponíveis na Programação Anual de Atividades e Desembolso (PAAD) do Comitê de 2025, voltadas a iniciativas dentro do seu Plano Associativo de Combate, Prevenção e Mitigação de Incêndios Florestais.

As empresas e instituições que se tornam parceiras da campanha também recebem o selo “Eu sou fiscal das queimadas”, e, o mais importante, ajudam a colocar em prática condutas de preservação para evitar incêndios, alertando os seus colaboradores e a sociedade de forma geral para os cuidados neste período seco.

Para denunciar as queimadas, ligue para o 193 ou no Linha Verde, um programa do Disque Denúncia: os telefones são 0300 253 1177 (para o interior, a custo de ligação local), 2253 1177 (para a capital), ou por meio do aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”.