
O Sanear Guandu é o maior e mais ambicioso projeto já executado em 23 anos do Comitê Guandu-RJ. Trata-se do maior projeto de execução de obras de esgotamento em áreas não urbanas do país. Criado a partir do projeto Saneamento Rural, também idealizado pelo Comitê, que realizou o diagnóstico das necessidades de esgotamento sanitário das áreas rurais e periurbanas dos 15 municípios pertencentes à Região Hidrográfica II. O programa já beneficiou, diretamente, cerca de 24 mil pessoas, quase seis mil domicílios já foram atendidos gratuitamente com soluções individuais, como biodigestores e evitando o despejo de 3.3 milhões de litros esgoto in natura por dia em mananciais.
Em sua segunda fase a proposta é atender a outras milhares de casas de 72 localidades das áreas rurais e periurbanas de Japeri, Rio Claro, Queimados, Nova Iguaçu, Eng. Paulo de Frontin, Seropédica, Miguel Pereira, Vassouras, Mendes e Mangaratiba. A meta do Comitê Guandu é atender 100% das áreas rurais e periurbanas da RH II até 2026.
O Sanear Guandu é um programa desenvolvido em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da SEAS e do INEA, com operacionalização da AGEVAP.





