Com o tema “Rio Guandu: Importância, história e o problema das perdas no abastecimento”, o Comitê Guandu-RJ completa, nesta quarta-feira (19), a série de cinco episódios do Podcast Quanto Vale a Água?, que entrou no ar no mês passado e já é sucesso por debater, com especialistas do Colegiado e convidados, temas relacionados à busca pela segurança hídrica de uma das regiões mais importantes para o abastecimento e desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro.

Assim como este novo capítulo, os outros quatro podem ser conferidos nas principais plataformas de áudio e ainda no canal no YouTube do Comitê. Para avaliar o cenário do Rio Guandu e sua inegável importância, o gerente institucional da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e responsável pela Comunicação do Comitê, Antônio Mendes, mediou um papo para lá de especial com os pesquisadores Paulo Canedo, que é também professor da área de Engenharia Ambiental da UFRJ, e Décio Tubbs, mestre em Geociência e professor da UFRRJ. Dois conhecedores da Região Hidrográfica II (RHII), que reúne 15 municípios na bacia dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim.

Além deles, o episódio conta com a participação da diretora-geral do Colegiado e engenheira ambiental especialista em recursos hídricos da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE), Mayná Coutinho; e do presidente da AGEVAP, André Marques, especialista em Engenharia Sanitária, Ambiental e Tratamento de Resíduos.

O episódio faz um resgate de como surgiu o abastecimento de uma região tão importante, destacando todo o sistema complexo e funcional que só existe porque, no passado, o Rio Guandu recebeu a transposição do Paraíba do Sul, rio que nasce em terras paulistas e deságua no Norte do Estado, sendo responsável pelo abastecimento de 80% do Rio de Janeiro.

“Os grandes consumidores de energia, Rio de Janeiro e São Paulo, precisavam aumentar a vazão. O Rio Gandu, que Deus fez com uma quantidade baixa de água, recebeu uma vazão constante fruto do deságue do Paraíba, esse processo rendeu uma característica ímpar. O Guandu tem uma importância extraordinária para o Rio de Janeiro”, afirmou Paulo Canedo, ressalto, junto aos outros participantes do Podcast, as ações que são desenvolvidas para a melhor qualidade do Guandu, inclusive a partir de ações do próprio Comitê.

O episódio “Rio Guandu: Importância, história e o problema das perdas no abastecimento” se junta agora aos capítulos “Sanear Guandu, a busca pela Universalização do Esgotamento”; “O Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro – História e avanços”; “Água Virtual e Pegada Hídrica”; e “Infraestrutura verde, um caminho para a sustentabilidade hídrica”.

O Podcast “Quanto vale a água?” é uma das realizações do Plano de Comunicação do Comitê Guandu-RJ, com produção da AGEVAP e execução da Agência Bumerangue.

Para não perder a série, basta acessar as plataformas: Spotify, Deezer, Google Podcast, além do canal no YouTube e demais redes sociais do Comitê Guandu-RJ.