O Comitê Guandu-RJ destaca mais um município na implantação dos Planos Municipais de Mata Atlântica (PMMAs), que estão sendo construídos de forma inédita em parceria com 12 prefeituras da Região Hidrográfica II (RH II). Em Engenheiro Paulo de Frontin, o depoimento do coordenador da Secretaria de Meio Ambiente ressalta os ganhos a partir da elaboração e conclusão do PMMA por meio do projeto “Integra Guandu” no município. Operacionalizado pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), executado pelo consórcio STCP/Mater Natura e desenvolvido de forma participativa com a Prefeitura, o projeto trabalha o protagonismo do município na preservação do bioma e segurança hídrica, foco de uma das agendas do Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê Guandu.
Como era tratada a conservação da Mata Atlântica antes da elaboração do PMMA?
O município de Engenheiro Paulo de Frontin, por conta do grande número de remanescente da Mata Atlântica, sempre teve uma grande preocupação com a conservação, porém possui um déficit grande em relação a ações de fiscalização e reflorestamento de áreas degradadas.
Qual a participação e importância do Comitê Guandu na elaboração do PMMA para o município?
É de fundamental importância para o município no intuito de captar recursos para ações conservacionistas e de conseguir apoio técnico nas diversas ações definidas no PMMA.
O processo de construção do PMMA de Engenheiro Paulo de Frontin já gerou algum ganho para o município?
Em termos de conscientização e planejamento futuro, já pode-se notar uma evolução quanto à mentalidade de integrantes do conselho de Meio Ambiente, de boa parte da Prefeitura e de produtores regionais.
Quais oportunidades atuais e futuras o PMMA de Engenheiro Paulo de Frontin pode trazer aos Frontinenses?
- Um Aumento da Fiscalização, o que irá ajudar muitos proprietários rurais a conservar suas áreas de vegetação;
- Possibilidade de reflorestamento em áreas degradadas, gerando emprego a população local;
- Possibilidade do desenvolvimento do turismo ecológico, incentivando o comércio local.
De que maneira os municípios vizinhos podem auxiliar na construção do PMMA de Engenheiro Paulo de Frontin?
Através de ações integradas, como na criação de corredores ecológicos, auxiliando na fiscalização, ajustando no reflorestamento de áreas degradadas que possuem conexão.
Quais benefícios o PMMA pode trazer ao município além da conservação da Mata Atlântica?
O PMMA pode trazer ao município benefícios financeiros, através de futuros editais que venham a ser lançados, além de fortalecer o turismo ecológico na região que por consequência acaba ajudando o comércio local. A possibilidade de integração com os municípios vizinhos através de ações em conjunto que ficaram ajustadas no PMMA.
Como você vê a Mata Atlântica em Engenheiro Paulo de Frontin em 10 anos?
Ainda mais conservada, com uma população mais consciente do Valor da Mata Atlântica e da sua diversidade biológica e com os seus recursos hídricos mais preservados.